TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE CURSISTAS: MARCELLI DAS NEVES QUADROS

Por:   •  20/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

EAD

TRABALHO FINAL DO MÓDULO

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE

CURSISTAS: MARCELLI DAS NEVES QUADROS

CLEUDIR BLUM

SERLI WICHOCKI COSTA

TUTOR REGIONAL: PAULO LUIZ CRAUSS

VERA CRUZ DO OESTE – PR

AGOSTO 2013

ATIVIDADE FINAL

Introdução

O FNDE é responsável pelo gerenciamento do PNAE. Ele é o órgão vinculado ao MEC, responsável pela assistência financeira em caráter suplementar, pelo estabelecimento de normas pelo acompanhamento, pelo monitoramento e pela fiscalização da execução do programa, O FNDE é o gerente do PNAE.

A responsabilidade de executar o programa é das entidades executoras (EE), que são as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, as creches, pré-escolas, escolas federais e as prefeituras municipais.

O PNAE conta com o apoio do conselho de alimentação escolar (CAE), para que o programa seja bem sucedido, tanto no alcance de seus objetivos quanto na execução e prestação de contas dos recursos públicos.

Pesquisando alunos, pais, professores e direção da Escola Municipal Geraldo Batista Chaves de Vera Cruz do Oeste, percebe-se que a nutricionista vem desenvolvendo um excelente trabalho nesta escola, pois desenvolve o projeto “Alimentando a Saúde” com todas as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental séries Iniciais. Neste projeto professores e alunos realizam atividades voltadas para alimentação saudável visando formar consciência de que os alunos devem consumir diariamente frutas e evitar biscoitos e outros alimentos que sejam muito calóricos ou carregados de gordura. Um dos pontos mais relevantes do projeto é a conscientização de não trazerem para a escola lanches que de uma forma ou outra possam prejudicar sua saúde.

Análise dos dados

O programa nacional de alimentação escolar – PNAE assegura o direito dos alunos terem uma alimentação adequada, saudável, nutritiva e não coloca em risco a saúde dos mesmos. Também os pais de alunos que são produtores e que fornecem a merenda escolar demonstram como é importante entregar alimentos que garantam a saúde das crianças. O PNAE no município de Vera cruz do Oeste vem desenvolvendo um ótimo trabalho. Em pesquisa no site do governo federal não constatamos irregularidades a respeito do orçamento. O município, através do sistema de alimentação escolar adotado, tem suprido as necessidades de todos os alunos.

Um dos problemas encontrados no programa da merenda escolar é a validade dos produtos perecíveis. Alguns dos fornecedores fazem a entrega com curto prazo de validade, onde as frutas e verduras estão no ponto de consumir e às vezes até passando, tornando a merenda já com menos qualidade, ou fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com