TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS EMPRESAS

Artigos Científicos: IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  5.850 Palavras (24 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 24

RESUMO

O presente estudo é realizado para indagar o potencial que a contabilidade exerce na empresa e a capacidade de fornecer informações para os seus usuários. A pesquisa foi realizada para divulgar a historia da contabilidade e principalmente a importância do contador. Com relação as escolhas dentro da empresa, desde sua área a investir até com se manter no mercado e principalmente a escolha da sociedade em que vai permanecer.

Palavras-chave: contabilidade, contador, importância e tipos de sociedades.

ABSTRACT

This study is conducted to investigate the potential that accounting plays in business and the ability to provide information to your users. The survey was conducted to publicize the history of accounting and especially the importance of the counter. Regarding the choices within the company, since its area to invest up to stay in the market and especially the choice of the company that will remain.

Key-words: accounting, accountant, importance and types of companies.

LISTA DE SIGLAS

IRPJ Imposto de Renda Pessoa Jurídica

CSLL Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

PIS Programa de Integração Social

Cofins Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social

EI Empreendedor Individual

Eireli Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

SUMÁRIO

LISTA DE SIGLAS i

1. Introdução 9

2. Revisão Bibliografica 10

2.1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA SOBRE A HISTORIA DA CONTABILIDADE 10

2.2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA DA EVOLUCÃO DA CONTABILIDADE NOS ÚLTIOS 10 ANOS 11

2.3. A IMPORTANCIA DA ESCOLHA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL PARA A ABERTURA DA EMPRESA E PLANO DE NEGÓCIOS COM A FINALIDADE DE ESCOLHER A ELHOR FORA DE TRIBUTACÃO (APURACÃO POR REGIME - SIMPLES, PRESUMIDO, REAL) E TIPOS DE SOCIEDADE (VANTAGENS E DESVANTAGENS) 12

2.3.1. A CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NA ESCOLHA DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS, E A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL 13

2.3.2. A FINALIDADE DE ESCOLHER A MELHOR FORMA DE TRIBUTAÇÃO (APURAÇÃO POR REGIME: SIMPLES, PRESUMIDO, REAL) 14

2.3.3. TIPOS DE SOCIEDADE (VANTAGENS E DESVANTAGENS) 16

2.4. A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÁO DAS EMPRESAS 21

Conclusão 24

Referências 25

1. Introdução

Toda a organização econômica para desenvolver sua atividade com maior segurança e correndo o mínimo de risco, necessita de uma analise profunda da saúde financeira, para melhor planejar e controlar suas atividades. Esta análise profunda somente é possível de ser feita através do auxilio de um contador (RAMOS, 2012).

O papel do contador é solução de problemas, não como responsáveis por decisões, mas como responsáveis pelo levantamento e pela informação de dados que interessam e induzem nas decisões finais. Seus relatórios têm que apresentar dados válidos, números que meçam as quantidades pertinentes para a decisão a ser tomada. Muitos administradores querem que o contador faça recomendações sobre a decisão apropriada, apesar de a escolha final sempre ser do executivo de linha. (RAMOS, 2012).

Os contadores têm um importante papel principalmente no mundo atual e cada dia mais globalizado, com mudanças o tempo todo.

O profissional contábil é a pessoa que realiza os relatórios e até mesmo pesquisas para que sejam realizados os investimentos e tomadas todas e quaisquer decisões, mas as decisões não são tomadas diretamente por eles e si pela alta diretoria.

Devido a influencia do contador ele tem que ser um profissional atualizado.

2. Revisão Bibliográfica

2.1. REVISAO BIBLIOGRAFICA SOBRE A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

O conceito de contabilidade segundo Marion (2008), a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora de uma empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas nas tomadas de decisões.

Já para os autores Greco, Gartner, e Arend (2009), a contabilidade é um conjunto coordenado de conhecimentos, estudo e finalidade definidos, obedecendo a preceitos e normas próprias, ou melhor a contabilidade é a ciência econômica e administrativa.

Sendo assim o ramo da contabilidade é o que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos, conforme afirma o portal da contabilidade.

O principio muito importante para a contabilidade foi:

A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. (PORTAL DA CONTABILIDADE)

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. (PORTAL DA CONTABILIDADE)

Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. (PORTAL DA CONTABILIDADE)

Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com