TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES

Seminário: IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  Seminário  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES

1.1 ATO DA COMPRA

O ato da compra...

• implica um ato de venda;

• é mais do que um movimento de mão única;

• caracteriza-se por um fluxo em que bens, moeda, títulos ou serviços prestados são trocados.

A rede de fluxos – trocas –, incontáveis a cada segundo, constitui o mercado – que é o principal pilar de sustentação da economia, pois envolve o consumo.

Logo, as fontes de demanda são fundamentais para a formação do mercado.

1.2 ANTIGO REGIME

O Antigo Regime – dominante na Europa durante a Idade Moderna – era composto de elementos do sistema feudal combinados à expansão comercial.

As tradições políticas, sociais, econômicas e religiosas tiveram de se adequar a uma burguesia cada vez mais sedenta por praticar o comércio, provocando profundas mudanças na sociedade.

Preocupados em preservar o status político, os reis procuravam atender aos interesses comerciais da burguesia, que estava envolvida em negócios que eram cada vez mais dependentes do Estado.

A aproximação histórica entre o Estado e a burguesia – para preservar os mercados e atender ao interesse de ambas as esferas – mantém-se até hoje.

A expansão marítima, de certa forma, iniciou o processo de descentralização do poder em relação do Estado.

1.3 CAPITALISMO COMERCIAL

O Estado moderno surgiu no momento histórico classificado, por muitos economistas, como o início do capitalismo comercial.

O Estado nasceu da aproximação das relações entre burguesia e monarquia, que procuravam estocar o máximo de capital dentro de suas fronteiras.

O Estado, a partir de então, passou a intervir no sistema mercantilista, com políticas de protecionismo.

A parceria entre esfera privada se mantém agora em dimensões incomensuráveis.

O estímulo às grandes navegações e à criação de colônias comerciais representou o fortalecimento do Estado, pois, à medida que se ampliava a arrecadação dos comerciantes, os impostos arrecadados cresciam.

1.4 ESTADO

Estado é uma comunidade política organizada, que ocupa um território definido, com um governo organizado e soberania interna e externa.

O Estado também pode ser definido, especialmente, em termos de condições domésticas, como a monopolização do uso legítimo de força dentro de um país.

Para a formação de um Estado e obtenção de sua independência, é preciso haver reconhecimento por parte de outros Estados, permitindo a entrada em acordos internacionais.

Esse fator é de extrema importância para o estabelecimento de sua soberania, embora algumas teorias não façam uso dessa exigência.

1.5 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Embora não seja reconhecido como teoria econômica, o conjunto de procedimentos adotados pela monarquia para o fortalecimento do Estado define o mercado tal como ele é entendido em sua mais simples concepção.

Para trazer o mercado à luz da contemporaneidade, é preciso considerar a Revolução Industrial.

A mudança mais profunda no conceito de mercado ocorreu com a Revolução Industrial, que se deu no século XVIII e foi marcada,fundamentalmente,pela alienação do trabalhador.

O trabalhador passou a acompanhar apenas uma etapa do ciclo produtivo.

Por alienar o fruto de seu trabalho mecanizado ao capitalista, o trabalhador passou a ser reconhecido como mercadoria, ficando sujeito ao mercado de trabalho.

O mercado de trabalho ganhou, dessa forma, a denotação do homem, das noções de tempo e espaço, e das relações sociais. O trabalhador perdeu a noção do processo produtivo.

1.6 ESTADO

Quando a prática de acumulação de capital passou a ter como foco a indústria ao invés do comércio, como consequência da Revolução Industrial, a produção se ampliou em uma escala surpreendente.

Para atender a esse volume de produção, foi preciso criar demandas, foi necessário formar uma sociedade de consumidores.

1.6.1 MERCADO

Quando a acumulação de capital passou a ter como foco a indústria, o mercado passou a ser entendido como tudo o que pode ser convertido em lucro ou consumo.

1.7 DEMOCRACIA

Democracia é um sistema de governo definido e legitimado por meio de eleições.

Democracia é o sistema de liberdade e preservação da propriedade privada – ainda que por meio do controle da informação e da manutenção das esferas públicas de poder.

O Estado perde força diante da dimensão alçada pelas corporações privadas e pelo capital obtido ao longo do desenvolvimento desse sistema.

Democracia é um sistema de governo voltado para a maioria.

1.8 ESTADO DEMOCRÁTICO

Entre as características de um Estado democrático,podemos encontrar...

...uma Constituição que limita a autoridade do governo e protege os direitos civis.

...ovotouniversal–concedendoatodososcidadãosodireitodevotar,independentemente de raça, gênero ou propriedade.

...a liberdade de expressão – inclusive de discursar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com