TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE CUSTOS

Casos: IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE CUSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. TEMA.......................................................................................3

2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA.............................................4

3. FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES.........................................5

4. JUSTIFICATIVA......................................................................6

5. OBJETIVOS............................................................................7

6. REVISÃO TEÓRICA...............................................................8

7. METODOLOGIA.....................................................................11

8. CRONOGRAMA....................................................................12

9. REFERÊNCIAS.....................................................................13

1. TEMA

O atual cenário mundial onde as empresas estão inseridas, onde a competitividade empresarial está cada vez mais acirrada, visto que apartir do final do século XX, se alastraram por todo o mundo os efeitos da globalização, onde muitas empresas buscaram conquistar novos mercados consumidores, o que consequentemente fez com que as organizações busquem novos meios que reduzam seus custos, logo que na maioria das vezes esta tem sido a única forma de enfrentar a concorrência e se manterem atuante no mercado.

Neste sentido cabe enfatizar que administração de custo é uma ferramenta fundamental nesse processo, visto que por meio de uma gestão adequada e através de um bom entendimento da área financeira bem como dos conceitos básicos de custos, trará para a organização bons resultados financeiros, o que consequentemente obterá melhores benefícios ao consumidor final. Segundo WERNKE (2004) a contabilidade de custo produz informações para diversos níveis gerenciais de uma organização com a finalidade de auxiliar no controle e no planejamento das operações, facilitando o processo de tomada de decisão por parte dos gestores, garantindo desta forma maior eficácia na decisão, visto que as mesmas refletirão os dados extraídos da situação da empresa.

Contudo a implantação de um sistema de custo é um processo complexo, que exige dedicação e conhecimento, devendo as informações serem rápidas e precisas, o que exige da empresa a escolha de um sistema de informação que seja adequado as peculiaridades da organização, bem como a correta alimentação do banco de dados, garantindo aos gestores maior precisão no processo de tomada de decisão, assegurando assim uma gestão eficiente.

O objetivo do presente artigo é analisar a importância do sistema de informação na gestão de custo para o processo decisório, buscando verificar quais os benefícios trazidos bem como as consequências que sua ausência podem acarretar para a organização.

2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Conforme se pode verificar as empresas vem cada vez mais sofrendo em razão da má administração, principalmente no que concerne a gestão de custo, onde na maioria das vezes, tal erro ocorre, devido a falha no processo de geração de informação gerencial para a tomada de decisão, o que consequentemente aumenta a probabilidade de erros por parte dos gestores na tomada de decisão, logo que quanto menor a quantidade de informação precisa sobre a empresa, maiores são as chances de erro no processo decisório.

Tendo em vista, a necessidade do conhecimento desse aspecto por parte da organização o presente trabalho visa analisar qual é importância do sistema de informação na gestão de custo para o processo decisório, no intuito de que as organizações dêem a devida atenção a esta área, procedendo a implantação de uma gestão eficiente de custos, com a devida alimentação do sistema de informação, logo que caso isso não ocorra, todo empenho por parte dos colaboradores será nulo, visto que não serão informações confiáveis que justificarão uma escolha no momento da tomada de decisão.

Com foco no que foi apresentado acima o presente artigo visa as seguintes hipóteses, se os gestores não tiverem ciência da realidade em que a empresa se encontra como poderão agir na tomada de decisão? Sem as informações corretas como poderão abrir margem competitiva no mercado, consequentemente reduzir seus custos e aumentar seus lucros?

3. FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES

Grandes partes das organizações não conseguem se manter competitivas no mercado, devido falta de controle e de conhecimento da verdadeira realidade que a empresa apresenta, não saber a situação financeira em que se encontra.

A falta de um sistema de informação adequado ao ramo de atividade da empresa e a não utilização correta do mesmo, pode não gerar as informações válidas e necessárias para proveito no processo decisório.

Com foco no que foi apresentado acima denota-se que os gestores tomam decisões de forma aleatória, devido a falta de informações necessárias, sem terem conhecimento da atual situação da empresa, o que poderia ser solucionado com um sistema de informação gerencial adequado que fosse capaz de refletir a situação real da organização, consequentemente resultando numa melhora no processo de tomada de decisão gerando maiores lucros para a organização .

4. JUSTIFICATIVA

Tomar uma decisão não é tarefa fácil, bem como quando tomada causam impactos, podendo estes terem reflexos positivos ou negativos. E dentro de uma organização não é diferente, exige por parte dos gestores muito cuidado na tomada de decisão, logo que tomada erroneamente, pode levar uma empresa a encerrar suas atividades, bem como quando essa decisão é acertada pode levar as mesma a posição de grande destaque no cenário mundial, gerando grandes retornos aos seus proprietários.

Visto a dificuldade no processo de tomada de decisão, uma grande ferramenta que pode auxiliar, é a informação. Por meio dela é possível conhecer os fatos históricos ocorridos bem como prever cenários futuros.

A contabilidade tem um grande papel para a tomada de decisão, é a responsável por prestar informações de níveis gerenciais para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com