TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO TECNÓLOGO NO MERCADO DE TRABALHO

Casos: IMPORTÂNCIA DO TECNÓLOGO NO MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

IMPORTÂNCIA DO TECNÓLOGO NO MERCADO DE TRABALHO

MANAUS

2014

MARIA AUXILIADORA CRUZ REGO

Resumo apresentado a Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO, como requisito para a obtenção de nota parcial em Tópicos Especiais de Logística.

MANAUS

2014

TECNOLÓGOS NO MERCADO DE TRABALHO

Há décadas atrás os cursos técnicos e tecnológicos eram tratados em um nível secundário pela sociedade. A visão que sobressaia era que apenas o ensino superior conferia habilidades e competências aos profissionais. Contudo, este cenário mudou. A graduação, hoje, não é mais um diferencial, mas uma básica etapa, outros meios de estudo têm chamado atenção daqueles que querem um diferencial na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho: os cursos técnicos e tecnológicos.

O profissional técnico ou especialista é muito desígnio, normalmente não tem competências cogentes para um bom gestor, precisamente porque que se destinam apenas ao seu ofício. O tempo e a aquisição financeira que possuem são dedicados àquela especialização. As empresas buscam profissionais com noções em determinados programas e softwares que são insuficientemente utilizados no mercado.

Contudo, com ele é preciso obter uma atenção às intenções do mercado, procurando informações adequadas e de se dedicar muito para se alcançar o que está se esperando. Ter apenas uma boa graduação em uma definida área que está em crescimento não basta. Muitos indivíduos esboçam seus objetivos já na carreira técnica, pois são bem característicos em suas atividades, e obtêm êxitos na profissão.

O mercado hoje, se adaptou ao conceito de que, nem sempre um bom técnico desandará um gestor de qualidade, constituindo então uma necessidade de avaliar o potencial que este profissional técnico tem para a liderança, se tem facilidade de trabalhar com pessoas e se consegue delegar funções dentro da empresa.

Durante a realização deste relatório, podemos verificar a importância do profissional Tecnólogo no mercadão de trabalho e podemos concluir que a cada dia que passam, as oportunidades estão crescendo para estes profissionais, com salários bem altos e com planos de carreira bem promissora. O que faz com que este profissional procure crescer dentro de uma organização e procurar melhorias para o crescimento de toda organização, assim como em sua vida pessoal.

Os tecnólogos são profissionais capacitados a entender os processos produtivos (visão holística) e suas tendências, ao mesmo tempo em que possuem uma forte preparação em determinada especialidade daquela área de atuação profissional (vertente tecnológica definida por tendências de desenvolvimento). São profissionais preparados para pensar globalmente e agir localmente (VITORETTE, 2001; GOMES & OLIVEIRA, 2006). Na realidade, o curso superior de tecnologia – tecnólogo, de acordo com os dados levantados atrai e é concluído, na maioria, por trabalhadores mais velhos e já inseridos no mercado de trabalho e que os recém-formados se encontram preocupados, inseguros e descontentes quanto ao não reconhecimento dos cursos de forma ampla e efetiva pelos órgãos competentes e pelas empresas, quanto à expectativa de acesso a empregos e a níveis salariais mais elevados.

A revisão realizada no presente resumo revela que a formação do profissional tecnólogo é diferenciada por algumas características que muitas vezes pode dificultar a sua entrada no mercado de trabalho. Apresenta formação delineada, prática e técnica, com menor tempo de duração, visando uma inserção mais rápida do profissional no mercado de trabalho.

Entretanto, ainda prevalece a cultura corporativista das profissões tradicionais para a ocupação das vagas de empregos. Trata-se de um ponto onde existe a necessidade de quebra de padrões preestabelecidos.

Os cursos superiores de tecnologia podem ser menos acadêmicos, mas não são menos teóricos, possuem um relacionamento com o mercado na intenção de captar e apreender a tecnologia que é desenvolvida no processo produtivo, visando não exclusivamente ao lucro, mas sim o bem estar social e é esse relacionamento que poderá aumentar a credibilidade dos tecnólogos com consequente inserção do profissional no mercado de trabalho.

Por fim, é importante destacar que, embora exista uma herança fundamentada no preconceito acadêmico, os Cursos Tecnológicos integram a Educação Superior na condição de graduação e são regidos pela legislação própria do ensino superior, não devendo ser, portanto, considerados cursos de curta duração, mas com uma carga horária necessária para a formação de profissionais competentes e em plena sintonia com o mundo do trabalho.

Referencias

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/iniciacao-profissional/artigos/48715/o-mercado-de-trabalho-para-profissionais-tecnologos#ixzz2xAJpa0EA.

BRASIL –Lei de Diretrizes e Bases da Educação–Lei nº 9394/96, institui as diretrizes e bases da educação nacional, Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em <www.mec.gov.br>.Acesso em abr, 2011.

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

IMPORTÂNCIA DO TECNÓLOGO NO MERCADO DE TRABALHO

MANAUS

2014

MARIA AUXILIADORA CRUZ REGO

Resumo apresentado a Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO, como requisito para a obtenção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com