TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DOS HEMOCOMPONETES NA CLÍNICA MÉDICA

Por:   •  29/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

AVM Faculdade Integrada[pic 1]

Pós-Graduação Em Hematologia e Imuno-hematologia

Kassiany Gonçalves Saldanha Nascimento

IMPORTÂNCIA DOS HEMOCOMPONETES NA CLÍNICA MÉDICA

Resplendor - MG

2015

AVM Faculdade Integrada[pic 2]

Pós-Graduação Em Hematologia e Imuno-hematologia

Kassiany Gonçalves Saldanha Nascimento

IMPORTÂNCIA DOS HEMOCOMPONETES NA CLÍNICA MÉDICA

Projeto de pesquisa apresentado à

AVM Faculdade Integrada como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Juliana Alberto Costa

Resplendor - MG

2015

SUMÁRIO[pic 3]

Introdução

3

Revisão bibliográfica

5

Metodologia

7

Bibliografia

8

INTRODUÇÃO

Nos hospitais o mais importante é salvar vidas, e isso muitas vezes requer medidas rápidas e drásticas. Uma destas medidas pode ser a transfusão sanguínea, a qual tem muito relevância na prática terapêutica em casos de hemorragias intensas e anemias severas.

Isso nos levanta um problema de qual a real importância dos hemocomponentes na prática médica, para a solução desse questionamento será realizada uma pesquisa mais detalha sobre os hemocomponentes e quando sua utilização é necessária e claro como utiliza-los na clínica médica.

Atualmente grande parte dos hospitais possuem banco de sangue, esse setor é responsável por tudo que se relaciona com hemocomponetes. Algumas doenças prejudicam a fabricação de eritrócitos e consequentemente os pacientes não possuem hemoglobinas suficiente para garantir oxigenação do sangue circulante no organismo, isso ocasiona as anemias. Existem vários tipos de anemias, algumas são muito severas e mesmo com tratamentos os indivíduos precisam de hemocomponentes  para repor a quantidade de eritrócitos e hemoglobina.

Esse trabalho tem como ponto de partida conhecer os hemocomponetes existentes, e entender como eles ajudam os médicos a salvar vidas, mas também como a utilização dos mesmos podem causas danos a saúde ou até ocasionar o óbito do receptor. Ao final deve-se concluir a importância das transfusões na âmbito hospitalar.

REVISÃO DE LITERATURA

A primeira transfusão de sangue documentada aconteceu no século XVII, mas a terapia de transfusão de sangue começou a obter êxito após a descoberta dos grupos sanguíneos e da compatibilidade sanguínea. (MATO GROSSO, 2015)

Os glóbulos vermelhos foram descritos pela primeira vez em 1.658. Cerca de 250 anos mais tarde os primeiros quatro tipos sanguíneos (A, B, AB e O) foram identificados. Em seguida, houve a descoberta do fator Rhesus (Rh), que classificou os grupos sanguíneos em Rh-positivo e Rh-negativo. (____, 2015)

Na era "pré-científica" surgiu o primeiro relato acadêmico sobre Hemoterapia no Brasil. Trata-se de uma tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1879, de autoria de José Vieira Marcondes, filho legítimo do Barão e da Baronesa de Taubaté. Rejeitada por ser muito polêmica foi, entretanto, sustentada na Faculdade de Medicina da Bahia, em 30 de dezembro de 1879. Esta tese é uma monografia descrevendo experiências empíricas, realizadas até aquela época sobre a transfusão de sangue, onde se discute se a melhor transfusão seria a do animal para o homem ou entre os seres humanos. (São José do Rio Preto, 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com