TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMUNOLOGIA T e B inibição de linfócitos

Tese: IMUNOLOGIA T e B inibição de linfócitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Tese  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Dos Vales Do Jequitinhonha e Mucuri

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

Departamento de ciências Básicas

Fisioterapia

IMUNOLOGIASinalização dos Linfócitos T e B

Discentes: Amanda Ribeiro Corrêa

Keity Lamary Souza Silva

Docente: Sérgio Ricardo Sturcket

Diamantina

2º semestre/ 2013

Visão Geral da Transdução de Sinais

Os receptores que iniciam respostas da sinalização são proteínas estruturais presentes na membrana plasmática, na qual seus domínios extracelulares reconhecem ligantes solúveis secretados ou estruturas ligadas à membrana de células vizinhas.

A iniciação da sinalização por um receptor da superfície celular pode depender do agrupamento dos receptores feito pelo ligante, ou pode envolver uma alteração do receptor que é induzido quando ocorre a junção com o seu ligante. Esses dois mecanismos dão origem a uma nova configuração, facilitando a interação com outras moléculas de sinalização.

A alteração do receptor se dá quando é acrescentado uma molécula de fosfato às cadeias de tirosina, serina ou treonina. As enzimas que acrescentam fosfato são conhecidas como proteinocnases, há uma fosfatase específica para cara tipo de reação de fosforilação e, as mesmas desempenham funções importantes (geralmente inibitórias) na transdução de sinais.

Os receptores celulares são classificados em vários grupos baseados nos mecanismos de sinalização, dentre eles estão:

- Receptores que utilizam tirosinocnases não receptoras: as cadeias de acoplamento aos ligantes neste grupo, não apresentam atividade catalítica, mas uma tirosinocnase intracelular diferente que participa da ativação do receptor por fosforilação de alguns componentes específicos do receptor ou de proteínas associadas. Todos os componentes da família dos receptores imunológicos reconhecem as frações Fc dos anticorpos, e utilizam tirosinocnasesnão receptoras para iniciar a sinalização. As integrinas também sinalizam por ativação de tirosinocnases não receptoras.

- As tirosinocnases receptoras (RTK): são proteínas de membrana que ativam domínios de tirosinocnases localizados nas suas extremidades citoplasmáticas.

- Receptores nucleares: ao acoplar com seu ligante (lipossolúvel), o rece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com