TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O equilíbrio ideal entre sustentabilidade e desenvolvimento

Resenha: O equilíbrio ideal entre sustentabilidade e desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

“Para mim, a sustentabilidade é o sonho de bem viver. Sustentabilidade é equilíbrio dinâmico com o outro e com o meio ambiente, é harmonia entre os diferentes.” (Moacir Gadotti, em “Educar para a sustentabilidade”)

Nas ultimas décadas o assunto “Aquecimento Global” tem sido discutido com grande preocupação em todo mundo.

Atualmente as esperanças são colocadas em educar a população e conscientizar para que possamos mudar a atual situação de degradação do planeta. Porem estar consciente da situação, não faz com que a população aceite mudar seus hábitos e abrir mão de uma vida confortável no qual a tecnologia atual lhes permite e de todo o consumismo. Tecnologia essa na qual atualmente esta em grande crescimento, e infelizmente se tornam obsoletas rápido de mais, e descartáveis em um período muito curto de tempo.

O equilíbrio perfeito entre sustentabilidade e desenvolvimento seria “desenvolver sem punir a natureza”. A Educação Ambiental é educar a sociedade para obter resultados em um longo período de tempo, fazendo com que a sociedade voluntariamente tenha uma nova cultura de preservação e vida mais simples com novos valores.

“É importante que se aprenda a viver e a trabalhar em conjunto, em “comunidades de aprendizagem e de prática”. O meio ambiente é um objeto compartilhado, essencialmente complexo: somente uma abordagem colaborativa favorece uma melhor compreensão e uma intervenção mais eficaz.” (Lucie Sauvé , em Educação Ambiental: possibilidades e limitações)

A Educação Ambiental nos mostra a cada dia que devemos mudar as atitudes e melhorar valores como pessoa, e como sociedade. A Sociedade já demonstrou varias vezes, comprovados com fatos históricos, que quando a interesse comum, faz com que a luta de um coletivo altere o problema, por isso atualmente a educação ambiental tem entrado com força nas escolas, a apostas na educação ambiental para as crianças na esperança que no futuro esse seja o coletivo da mudança, com novos valores e ideias, permitindo assim com que a natureza se recupere, para que o planeta seja uma realidade, no lugar de uma historia que talvez nunca seja contada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com