TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDUSTRIA D BEBIDAS PIRA

Trabalho Universitário: INDUSTRIA D BEBIDAS PIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este desafio profissional tem como objetivo identificar características específicas, mostrar como é importante avaliar Competências e Habilidades ou deficiências de Colaboradores no momento em que se faz necessário o processo de mudança dentro de uma Organização.

A Indústria de Bebidas Pira, uma empresa familiar fundada pelo Dr. João, é um exemplo de sucesso, em pouco tempo a empresa se consolidou no mercado sendo hoje em dia referência de qualidade e sabor. Com o peso da idade Dr. João anunciou que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran.

Nesse caso procuramos identificar as deficiências de Competências e Habilidades: saber, saber fazer, saber analisar, saber fazer acontecer, de Paulo e Iran, traçamos o perfil de cada filho e identificamos o melhor perfil para ser o novo Gestor da empresa. A partir daí, sugerimos um novo organograma para a empresa, no qual estão definidos os cargos para a nova formação da área administrativa.

Resumo vídeo:

O consultor familiar Domingos Rica fala dos desafios de uma sucessão, de como deve ser feito todo o processo, com cautela e muito planejamento, profissionalizando os sucessores para que a empresa não sofra com as mudanças.

As empresas familiares são hoje a forma mais predominante de empresa em todo o mundo, quando alocada a uma empresa, leva a uma série de interações específicas da família, provocando particularidades na atuação da empresa tornando diferente das demais.

Resumo artigo:

A profissão de administrador foi inserida no Brasil á 50 anos atrás. Nesse tempo muitas mudanças econômicas e sociais mexeram com a economia fazendo com que a sua função fosse muito mais requisitada no país, sendo assim teve que se tornar mais capacitado para conseguir atender as necessidades da sociedade e de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo.

Com esta visão o estudo voltou-se para os alunos egressos do curso de Administração da FURB, a fim de analisar competências e habilidades adquiridas para o exercício da profissão de administrador. A pesquisa foi descritiva, com método quantitativo do tipo levantamento ou survey. Utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário estruturado, não disfarçado. Com os estudos feitos na pesquisa foi verificado que há um equilíbrio entre a contribuição do curso estudado para o desenvolvimento das habilidades e competências e o conhecimento adquirido pelos alunos, sendo que as mesmas se relacionam com os quatro pilares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Resumo entrevista:

Dois professores da Fundação Dom Cabral dedicaram cinco anos de suas vidas à investigação da proatividade empresarial, procurando identificar como ela é posta em prática (ou não) nas Organizações Brasileiras, e quão importante é para os resultados dessas. O resultado foi o livro “Empresas proativas – como antecipar mudanças no mercado”, que reúne dados sobre 257 organizações e para qual foram ouvidos mais de 100 líderes, entre executivos e CEOs de grandes companhias nacionais e multinacionais atuantes no Brasil. Em entrevista exclusiva eles disseram que 95 das empresas no Brasil ainda adotam uma postura reativa diante do mercado.

Eles destacaram que o melhor para empresa é ter visão proativa para com o mercado de trabalho, pois quando a empresa é proativa ela se arrisca mais e antecipa as mudanças gerando assim mais rentabilidade e fazendo a empresa crescer. Mesmo a empresa sendo reativa, ela pode adotar uma postura proativa para com o mercado contratando pessoas proativas, incentivando-as e motivando-as para que elas arrisquem mais e não tenham medo de inovar fazendo assim uma grande mudança dentro da empresa.

Algumas empresas mesmo em situações complicadas conseguiram dar a volta por cima, como a Danone, no caso Activia, que conseguiu criar mudanças, modificar comportamentos de consumidores, mudar estruturas do mercado. Em momentos de turbulência, nós acreditamos que se torna mais importante ainda ter um radar bem aguçado para todas as mudanças que podem acontecer.

A seguir vamos apresentar alternativas para o processo de sucessão prevista para a Indústria de Bebidas Pira.

1. PERFIL DOS SUCESSORES

Competências e Habilidades do Gestor

Conhecimento / Saber Paulo Iran

Know How da cadeia produtiva X _

Aprender novos conhecimentos _ X

Aprofundar conhecimentos _ X

Transmitir e compartilhar conhecimentos X _

Habilidade / Saber fazer Paulo Iran

Aplicar o conhecimento X _

Trabalho em equipe X _

Liderança X _

Motivação X _

Comunicação X _

Julgamento / Saber analisar Paulo Iran

Ter espírito crítico _ X

Julgar os fatos _ X

Ponderar com equilíbrio _ X

Definir prioridades _ X

Atitude / Saber fazer acontecer Paulo Iran

Atitude empreendedora _ X

Inovação _ X

Assumir riscos _ X

Foco e resultados X _

Auto realização X _

2. ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências e Habilidades deficitárias

Paulo Iran Observação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com