TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLAÇÃO, TAXA DE JUROS, TAXA DE CÂMBIO

Casos: INFLAÇÃO, TAXA DE JUROS, TAXA DE CÂMBIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 INFLAÇÃO 4

2.2 TAXA DE JUROS..................................................................................................5

2.3 TAXA DE CÂMBIO................................................................................................6

2.4 MEDIDAS DESCRITIVAS......................................................................................6

2.5 NÚMEROS-INDICES.............................................................................................7

2.6 DEFLAÇÃO DE DADOS........................................................................................9

2.7 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE .......................................................................9

CONCLUSÃO............................................................................................................10

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

No conteúdo deste trabalho será, abordado a inflação, que é um vilão de nossa economia, também será explicada sobre inflação de demanda, inflação de custos e índices de inflação, também veremos taxa de juro, taxa de câmbio e outros tópicos importante para um bom entendimento.

Um bom administrador é aquele que fica antenado no que ocorre na economia mundial e local, pois, tudo que acontece no mundo reflete em nossa economia indireta ou diretamente.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 INFLAÇÃO

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

A inflação pode ser dividida em:

2.1.1 Inflação de Demanda

É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.

2.1.2 Inflação de Custos

É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento.

2.1.3 Índices de Inflação

A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

“Não vamos deixar a inflação atrapalhar o bolso do brasileiro”, diz Mantega. Em uma matéria divulgada em um site sobre economia o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse no dia 9 de Outubro 2013 que o governo não vai descuidar do controle da inflação, afirmando que os preços devem subir mais no fim do ano por conta da sazonalidade desfavorável.

"A inflação está sob controle, mas é claro que ela tem uma sazonalidade no fim do ano quando ela sobe um pouco, mas vamos ficar dentro da normalidade. Isso não significa que vamos descuidar para impedir que a inflação volte a subir e atrapalhe o bolso do brasileiro", afirmou.

- A inflação em Set/11 estava em 7,31% e veio descendo nos meses seguintes , no ano de 2012 no mês de Junho a inflação chegou a 4,92% um valor baixo até hoje registrado, a partir daí ouve um crescimento quase que constante até o mês de Março de 2013 onde foi registrado mais ou menos 6,71% e agora no mês de setembro 2013 está em 5,86%. Se continuar assim poderemos atingir uma meta do governo para a inflação no ano, que é de 4,5%, mas pode oscilar de 2,5% a 6,5%.

2.2 TAXA DE JUROS

Segundo a economia, Taxa de juro é o chamado custo do dinheiro, o que é cobrado para emprestá-lo, basicamente. A taxa de juros básica de uma economia é fixada pelo Banco Central do país, através de títulos do Governo (e não através de decretos por exemplos). Essa taxa, entretanto, difere da taxa de juros corrente nos bancos e financiadoras, por exemplo. Essas instituições cobram uma diferença para essa taxa, basicamente condicionada ao risco que têm em emprestar dinheiro. Como o Governo é o mais confiável pagador que um país pode ter (se assim não o for, o país está em forte crise econômica), emprestar para outros representa um risco maior (pode ser um pouco maior ou muito maior). Além disso, o empréstimo estará condicionado a impostos, seguros, entre outras taxas.

Juro deve subir de novo nesta quarta e pode voltar a dois dígitos em 2013. Na página do G1 a seguinte matéria do repórter Alexandro Martello informa: A taxa básica de juros da economia deve ter mais uma alta nesta quarta-feira (9), segundo a maior parte dos analistas do mercado financeiro. A expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central – que faz nesta quarta seu segundo dia de reuniões – suba a taxa Selic de 9% para 9,5% ao ano, ou seja, uma elevação de 0,5 ponto percentual.

Se confirmado, será o quinto aumento consecutivo na Selic, o que levará o juro de referência da economia brasileira ao maior patamar desde março de 2012 (9,75% ao ano). A decisão do BC sobre os juros será anunciada após as 18h.

2.3 TAXA DE CÂMBIO

2.3.1 É o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra.

Pensando sempre do ponto de vista do banco, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo).

Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com