TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMAÇOES NECESSARIAS PARA A SEGURANÇA NA UTILIZACAO DE ANDAIMES

Ensaios: INFORMAÇOES NECESSARIAS PARA A SEGURANÇA NA UTILIZACAO DE ANDAIMES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

INFORMAÇOES NECESSARIAS PARA A SEGURANÇA NA UTILIZACAO DE ANDAIMES

INTRODUÇÃO

O acidente de trabalho no Brasil constitui-se em um problema que envolve os mais diversos setores produtivos. O setor da construção é um dos que acusam maior índice de acidentes de trabalho. A reformulação da NR-18 fez com que o Brasil passasse a contar com uma norma relativa à segurança e medicina do trabalho na construção civil comparável às normas vigentes em países do primeiro mundo. O desconhecimento pelo meio técnico, falta de conscientização dos operários e pouca fiscalização por parte dos órgãos competentes tem dificultado a aplicação da norma, apesar de sua fundamental importância para a segurança do trabalhador.

Os acidentes ocorrem em maior número em obras com grande nível de terceirização, com muitas equipes diferentes trabalhando ao mesmo tempo e no mesmo local, e em obras onde não há responsável técnico acompanhando a execução.

Um dos maiores problemas do setor de Segurança do Trabalho nas construções civis são os andaimes. Os andaimes são construções PROVISORIAS AUXILIARES munidas de plataformas horizontais elevadas, suportadas por estruturas de seção reduzida e que destinam apoiar a execução de trabalhos na construção civil.Estas construções provisórias são utilizadas desde a muitos anos, passando dos tradicionais andaimes de madeira que praticamente já não se utiliza mais, para, os andaimes metálicos devido aos melhores rendimentos e níveis de segurança proporcionados por estes. Os andaimes ainda continuam sendo sinônimo de acidentes graves na construção civil e obras públicas. As estatísticas evidenciam que as quedas são um dos maiores riscos de trabalhadores morrerem em acidentes de trabalho ocorridos na montagem, utilização, manutenção, transformação e desmontagem destes equipamentos. Outro fator importante é que se o trabalhador não vir a falecer ele poderá ter fraturas e ferimentos graves.

Para evitar tais problemas ao movimentar-se de maneira segura em um andaime, é necessária a utilização de EPIs: cinto de segurança tipo paraquedista, com duplo talabarte (tira dupla), capacete, cinto porta-objetos, botas; óculos de proteção, protetores auriculares, luvas de raspa e macacão.

OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da conscientização do trabalhador na redução dos acidentes de trabalho alem de preparar os trabalhadores para trabalhar com segurança em andaimes suspensos e fachadeiros, adotando uma postura prevencionista, informando os riscos mais comuns na atividade.

NORMA DE REFERENCIA

NBR 6494/1990- Norma de segurança em andaimes.

Esta norma estabelece parâmetros de dimensionamento e condições estruturais para serem observadas na elaboração de projetos e montagem e desmontagem de andaimes segundo a sua classificação. Ela se aplica aos andaimes que servem para auxiliar o desenvolvimento vertical das construções já elevadas para efeitos de reparos, reformas e acabamentos.

NR 18-CONDICOES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO

A NR 18 estabelece diretrizes para montagem e desmontagem de equipamentos de transporte vertical e quanto aos cabos de aço. Trata de todos os aspectos relacionados ao trabalho executado com todo o tipo de andaime existente, desde o simplesmente apoiado, passando pelos fachadeiros,moveis, em balanço, suspensos, ate o uso de cadeira suspensa.

CLASSIFICAÇÃO DE ANDAIMES

A NBR 6494/1990 define andaimes como sendo plataformas necessárias a execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possa ser executados em condições de segurança a partir do piso. Os andaimes tanto pode ser adquiridos ou locados de empresa especializadas como podem ser construídos na própria obra, mas deve ser feitos por pessoa legalmente habilitada.

Os andaimes utilizados na construção civil são classificados em:

ANDAIMES SIMPLESMENTE APOIADOS

Andaimes cuja a estrutura simplesmente apoiada, portanto independe da edificação, pode ser leve ou pesada, os leves são utilizados por carpinteiros, pintores, que não depositam cargas sobre a plataforma de trabalho, os pesados são utilizados pelos o pedreiros em serviço de alvenaria, concretagem.

A NR 18 proíbe o trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes que possuam altura superior 2,00m e largura inferior a 0,90m e se os pisos de trabalho estejam situados a mais de1,50m de altura deve ser providos de escadas ou rampas.

ANDAIMES FACHADEIROS

São aqueles constituídos de quadro vertical e horizontal, placa de base, travessa diagonal, guarda corpo, tela e escada, permitindo o acesso de pessoas e materiais da obra, sendo muito utilizado em serviço de manutenção de fachada e de construção, quando não e possível o acesso pela parte interna da obra. Os andaimes fachadeiro devem dispor de proteção de tela de arame galvanizado ou material resistente e durabilidade equivalentes, desde a primeira plataforma de trabalho ate pelo menos 2,00m acima da ultima plataforma de trabalho, segundo a NR 18.

ANDAIMES MOVEIS

Andaimes apoiados sobre rodas e sendo metálicos, e de fácil montagem, não sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com