TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização Do Comprimento De Plântulas Para Padronização Do Teste De Envelhecimento Acelerado Em Sementes De Acácia-negra (Acacia Mearnsii De Wild.)

Trabalho Escolar: Utilização Do Comprimento De Plântulas Para Padronização Do Teste De Envelhecimento Acelerado Em Sementes De Acácia-negra (Acacia Mearnsii De Wild.). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 2

A acácia-negra é uma leguminosa de múltiplos propósitos e o seu cultivo vem se multiplicando cada vez mais no país, destacando-se na produção de tanino. Com isso para se obter uma maior qualidade no cultivo da espécie e um elevado rendimento na produção é indispensável o conhecimento sobre a qualidade fisiológica das sementes. Esta pode ser determinada com a utilização de testes de vigor, adicionalmente ao teste padrão de germinação, sendo que teste de envelhecimento acelerado e o comprimento de plântulas podem ser utilizados como indicadores da qualidade fisiológicas de sementes em algumas culturas. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência de diferentes temperaturas e tempos de exposição ao teste de envelhecimento acelerado no comprimento de plântulas de acácia-negra. Para o teste de envelhecimento acelerado foram utilizados dois lotes de sementes, sendo o experimento conduzido em caixas plásticas tipo gerbox com tela metálica e contendo 40 ml de água destilada no seu interior. Foram utilizadas as temperaturas de 40° C, 42ºC e 44ºC, e os tempos de exposição de 24, 48, 72, 96 e 120 horas. Após, foi realizado o teste padrão de germinação, utilizando-se quatro repetições de 50 sementes em papel germitest umedecido com água destilada 2,5 vezes o peso do papel. O comprimento de plântula foi medido com auxílio de régua milimetrada e expresso em milímetros, avaliado dez dias após a semeadura em papel. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e ao teste de Tukey, a 5% de probabilidade de erro, visando identificar diferenças entre os lotes nas diferentes combinações de tempo de exposição e temperaturas no teste de envelhecimento acelerado. Quando as sementes foram submetidas apenas ao teste padrão de germinação, sem exposição ao envelhecimento acelerado, foi observado que os lotes apresentaram diferença significativa pelo teste de Tukey para a variável avaliada, sendo que o lote 2 apresentou média superior em relação ao lote 1. Quando as sementes foram submetidas ao teste de envelhecimento acelerado, não foi observada diferença significativa para o comprimento de plântulas entre os lotes, em todos os tempos de exposição, para as temperaturas de 42 e 44ºC. Na temperatura de 42ºC, apenas o período de 48 horas apresentou diferença significativa para esta variável, sendo que o lote 2 apresentou média significativamente maior que o lote 1, confirmando a superioridade do primeiro. Os dados mostraram que o comprimento de plântula não foi uma variável adequada para a separação dos lotes por classes de vigor em acácia-negra, já que para a maioria das combinações tempo de exposição x temperatura, não houve diferença significativa entre os lotes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com