TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO

Trabalho Universitário: INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

A evolução da tecnologia interferiu também na educação, e hoje em dia é cada vez mais comum nos deparar com tabelas, gráficos, textos, relatos as transformações feitas pela tecnologia no meio educacional. A utilização da tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável na educação, ela traz uma enorme contribuição para a pratica escolar.

Na educação o computador deve ser visto como um recurso que poderá contribuir no processo de aprendizagem.

Dentro disso a formação dos educadores deve ser renovada, ou seja, os educadores precisam procurar novos meios de se aplicar o conhecimento. Nos últimos anos a utilização da informática na educação vem crescendo, e isso resulta em várias experiências de aprendizagem entre os alunos.

A utilização do computador na educação pode acontecer de duas maneiras. Uma é: fazer aquilo que o professor faz tradicionalmente, passar a informação para o aluno.

Outra é usá-lo como um instrumento que auxilia na construção do conhecimento e, portanto, ser um recurso com o qual o aluno possa criar pensar e manipular a informação.

Os softwares educacionais vêm entrando no mercado mundial de forma muito acelerada. Inúmeros países como Inglaterra, França e EUA, entre outros, desenvolveram projetos de uso do microcomputador em educação e, conseqüentemente necessitaram desenvolver produtos de software específicos para suas necessidades. O mesmo tem ocorrido no Brasil, aonde diversos projetos de pesquisa vêm sendo desenvolvidos não só relacionados ao uso do microcomputador em sala de aula como, também, ao desenvolvimento de software para os mais diversos conteúdos programáticos.

Palavras – chave: A evolução da tecnologia da informática aplicada na educação.

1 INTRODUÇÃO

Na conjuntura dos tempos modernos, onde o planeta é palco de mudanças vertiginosas, a distância entre o futuro e o presente é cada vez menor. Nesse contexto, as mudanças tecnológicas constituem um dos fatores responsáveis, pelas constantes transformações culturais que vem ocorrendo.

O objetivo deste estudo é ressaltar a importância do uso da informática e dos Softwares educativos enquanto ferramentas capazes de contribuir para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo. Serão abordados aspectos historiográficos, além de conceitos acerca do tema em questão.

A importância deste estudo está na ampliação dos horizontes educacionais, no que tange à ampliação do leque de artefatos, dos quais o profissional da educação pode lançar mão no desenrolar do processo ensino aprendizagem.

Teorias filosóficas educacionais amparam a utilização de instrumentos que auxiliam no processo do desenvolvimento cognitivo dos educando, entre as quais se destacam a construtivista-interacionista de Lev Semenovich Vygotski. Seymour Papert, discípulo de Jean Piaget, será referência por ser o criador da linguagem Logo e José Armando Valente (do NIEd/Unicamp), por ser um dos defensores do uso da informática na educação no Brasil.

2 FUNDAMETAÇÃO TEÓRICA

Novos paradigmas educacionais, frente à irreversibilidade da evolução científica que se apresenta, apontam a necessidade da presença e da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em âmbito escolar.

O autor Vygotski, em sua Teoria Histórico Cultural da Atividade, defende a utilização de instrumentos mediadores, na construção do conhecimento institucional, "a teoria vygotskiana é instrumental, histórica e cultural". (LURIA apud ABREU, 2006)

É instrumental, por se referir à natureza mediada das funções psicológicas superiores. Diferentemente dos animais, que mantém relação direta com a natureza, o processo de hominização surge com o trabalho, que inaugura a mediação com o uso de signos e instrumentos, permitindo a modificação do psquismo humano e da realidade externa, respectivamente. Em um movimento dialético, os seres humanos criam novos cenários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com