TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERMEDIÁRIO

Artigo: INTERMEDIÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Artigo  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de Direito

ARTIGO: MEDIAÇÃO

A mediação no processo civil Brasileiro é um dos instrumentos de pacificação tendo como forma uma maneira alternativa de solucionar e filtrar os conflitos. Entende-se a mediação como o processo por meio do qual os litigantes buscam o auxílio de um terceiro imparcial que irá contribuir na busca pela solução do conflito. Esse terceiro não tem a missão de decidir, ele apenas auxilia as partes na obtenção da solução consensual.

O agente ao conduzir as parte às suas soluções, atua como uma ferramenta fora do contexto conflituoso, funcionando como um catalizador de disputas sem propriamente interferir na substância. Sendo assim, um interventor que tem como objetivo de neutralizar as emoções través da comunicação, para alcançar uma formação de opções e negociação de acordos. A importância da mediação se define como um processo estruturado, de forma que, duas ou mais partes em litígio tentam alcançar por si mesmas um acordo sobre a resolução de seu litígio, com a ajuda de um mediador.

A mediação funciona como um trabalho artesanal, cada caso é único, devendo inserir no contexto emocional-psicológico do conflito, um mediador. Com inúmeras cessões, poderá se tornar um processo longo e desgastante para as partes, que buscam ali um possível caminho que tanto procuram buscando seus interesses. Com tudo isso, é preciso fazer uma espécie de investigação da natureza do relacionamento entre as partes conflitantes, para que se seja mais fácil ter uma solução pacifica para ambas as partes.

Além do mais, com seus diversos meios de atuação em diversas áreas como, educacional, trabalhista, família entre outras, pode se avaliar de forma geral a importância da mediação desde seu surgimento no ordenamento Brasileiro, para tentar solucionar os conflitos. Por fim, pode se concluir a importância da mediação para o processo no brasil, bem como para solucionar litígios, mas também para a contribuição do meio jurídico para as comunidades, como forma de prevenção da má administração de conflitos, como o acesso à justiça, pacificação e solidariedade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com