TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERMODAIS, PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO, LOGISTICA EMPRESARIAL, GESTÃO DE CUSTOS LOGISTICOS E GESTÃO EM MARKETING

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA-

POLO DE UBERLANDIA-MG

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA SEMIPRESENCIAL

CRISTIANO DOMINGOS SOUZA SANTOS E RA 5715337347

INTERMODAIS, PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO, LOGISTICA EMPRESARIAL, GESTÃO DE CUSTOS LOGISTICOS E GESTÃO EM MARKETING

DESAFIO PROFISSIONAL

PROFESSOR-TUTOR EAD ERLANDIA SILVEIRA PEREIRA

UBERLANDIA-MG

2018

CRISTIANO DOMINGOS SOUZA SANTOS

ADEQUAÇÃO DO DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado aos cursos de Intermodais, Planejamento Programação e Controle da Produção, Logistica Empresarial, Gestão de Custos Logisticos e Gestão em Marketing apresentadas como requisito parcial para obtenção de notas do curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera, polo de Uberlândia-MG, sob orientação da tutora em EaD Erlandia Pereira Silveira.

UBERLANDIA-MG

2018

SUMARIO

  1. RESUMO.......................................................................................................................4
  2. INTRODUÇÃO.............................................................................................................5
  3. CONCEITO DE LOGISTICA E SUA CADEIA DE SUPRIMENTOS..................6
  4. PRODUÇÃO: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE.......................7
  5. GERENCIAMENTO DE CUSTOS E SEUS CONCEITOS....................................8
  6. ANALISE SWOT........................................................................................................10
  7. MODAIS: VANTAGENS E DESVANTAGENS....................................................10
  8. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................12
  9. REFERENCIAS..........................................................................................................13

RESUMO

O Desafio Profissional tem como objetivo buscar uma implantação de um planejamento de produção através de estratégias, ferramentas e soluções para a empresa Delicatta Ltda. Onde foi feito um levantamento de dados do quadro pessoal da empresa, instalações, políticas da empresa e se a mesma possui algum tipo de planejamento para atender seus clientes.

Serão desenvolvidas ações de correção ao planejamento de produção da empresa, visando a sua melhora, a produtividade da empresa e a sua reputação entre os clientes e consequentemente o seu faturamento mensal.

Essas ações serão um complemento e correção do planejamento da empresa, promovendo uma melhora continua e um melhor desempenho na gestão da empresa.


1.  INTRODUÇÃO

A Delicatta Ltda é uma empresa familiar e produtora de moveis planejados, que foi idealizada e estruturada pelo patriarca da família, o senhor Martins. No presente momento, a empresa se encontra em uma situação bastante complicada, uma vez que vem perdendo espaço no mercado para seus concorrentes.

Isso se dá ao fato de que a empresa não possui um planejamento definido, isso acaba impactando na lucratividade da empresa. Num primeiro momento, a mesma tinha se especializado na produção de cozinhas e quartos planejados, mas devido à necessidade de se inovar e se adaptar ao mercado, passou a produzir também moveis para escritório. Hoje a empresa possui um total de 750 funcionários e conta com um faturamento médio mensal de 17 milhões de reais.


PASSO 1- CONCEITO DE LOGISTICA E SUA CADEIA DE SUPRIMENTOS

A Logística pode ser definida como o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo efetivo do fluxo e estocagem dos materiais, do inventário de materiais em processo de fabricação, das mercadorias acabadas e correspondentes informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com a finalidade de ajustar às necessidades do cliente. Ao longo da história do homem as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou a falta deles. Enquanto os generais dos tempos remotos compreenderam o papel crítico da logística, estranhamente, apenas num passado recente é que as organizações empresariais reconheceram o impacto vital que o gerenciamento logístico pode ter na obtenção da vantagem competitiva. Em parte, deve-se esta falta de reconhecimento ao baixo nível de compreensão dos benefícios da integração logística.

Uma das ramificações da Logística é a Cadeia de Suprimentos que segundo Martin (2009) define como uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informações dos fornecedores para os clientes finais. O professor Edelvino Razzolini Filho (2009), expõe a ideia de que a Cadeia de Suprimentos representa um conjunto de elementos que envolvem as atividades de compra, armazenamento, transformação embalagem, transporte, movimentação interna distribuição e todo o suporte necessário para que tudo possa acontecer.

A cadeia de suprimentos, ou Supply Chain, abrange o conjunto de organizações que mantém relações do início até o fim da cadeia logística. Pode ser definidos como todas as etapas do atendimento das demandas do cliente, incluindo diversos autores como fornecedores, varejistas, distribuidores, fabricantes e cliente. É o alinhamento entre empresas que leva produtos ou serviços ao mercado. Representa o fluxo constante de informações, produtos e capital entre diferentes estágios, iniciando-se no pedido do cliente e terminando quando este cliente fica totalmente satisfeito. Na visão sistêmica a estrutura dela é em rede, com diversos participantes interagindo em diversos níveis e estágios.

Responsividade é atender prontamente e eficiência é atender priorizando custos. Aumento nos custos reduz a eficiência. Quanto maior a incerteza implícita da demanda, mais responsiva deve ser a cadeia.

Na percepção do cliente, os valores que a logística agrega são os relacionados a lugar e tempo. O produto passa a realmente ter valor para o cliente se ele estiver disponível onde e quando há o interesse. Além disso, para que o produto tenha valor, mais do que estar em perfeito funcionamento e cumprir os padrões de qualidade definidos, o produto deve ter as características esperadas pelo cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com