TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA EMPRESARIAL PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

UNIDADE DE CAXIAS DO SUL

DISCIPLINAS: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.

DESAFIO PROFISSIONAL

Rachel Almeida da Rosa

RA: 9524394475

Tutor: Davi Prado Palheta Arakaki

Caxias do Sul 16 de Abril de 2015.

INTRODUÇÃO

Com a crescente busca por redução de custos e prazos de entrega, as organizações tem buscado lançar produtos com ciclo de vida menor, a desregulamentação de barreiras comerciais e alfandegárias e a crescente expectativa dos clientes por maiores níveis de serviços têm levado as empresas a direcionar suas atenções para suas cadeias de suprimentos.

Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar a forma de comunicação entre os elos da cadeia, o processo de seleção e a avaliação de fornecedores e propor novos procedimentos que possam se utilizados para tornar o processo de compras menos operacional e mais estratégico para a organização.

DADOS DA EMPRESA

Razão Social: MVC Componentes Plásticos S/A.

Região em que atua: Caxias do Sul.

Segmento da empresa: Componentes plásticos voltados para o setor automobilístico.

Produto que comercializa: peças para veículos

Publico alvo: montadoras de veículos

Principais concorrentes: AMD

Para se manter competitiva no mercado a organizações busca a melhoria dos seus processos a fim de se adequar as condições do mercado.

Uma forma de atingir este objetivo é através do gerenciamento de suas cadeias de suprimentos.

Desta forma, a empresa busca abordar o conceito de Supply Chain Management (SCM) visando mostrar a influência de sistemas de informação na cadeia e a importância de indicadores de desempenho para auxiliar na comparação e análise de estratégias planejadas e efetivadas.

Os principais fornecedores são Morquímica, Lord e Reichhold para materiais químicos, Metal Miranda para material metálico, tais como reforços.

Para o material químico o local de armazenagem é no almoxarifado de químicos, para o restante dos materiais, o local de armazenagem é no almoxarifado de materiais.

O processo produtivo se dá através de moldes para que se fabriquem as peças e partes de veículos como os ônibus por exemplo.

Nestes moldes são injetados os produtos necessários para que virem uma peça do veículo, após o tempo de cura é feita a laminação para que fique sem nenhuma imperfeição.

O transporte da mercadoria até o cliente é feito por terceiros através de uma empresa contratada especificamente para esse fim.

PRINCIPAIS PROBLEMAS E MELHORIAS PROPOSTAS

Problemas: Não tem planejamento para materiais de manutenção ou conserto de máquinas e equipamentos, assim como para a compra de matéria prima, a qualidade do produto deixa a desejar por falta de planejamento de entrega, a empresa está sempre em atraso junto ao cliente, os produtos tanto químicos quanto materiais auxiliares não são devidamente armazenados de forma que qualquer um que tenha que ter acesso possa localizar facilmente, a tecnologia para o controle de estoque é muito manual, fazendo com que planilhas em Excel nem sempre batam com o que tem no sistema ERP, o transporte da mercadoria não é devidamente conferido antes do caminhão ser enviado ao cliente, o que ocasiona um cliente insatisfeito.

Melhoria: antecipar o problema antes que ele aconteça, nas máquinas e equipamentos a área de manutenção é quem deve parar a máquina para realizar a manutenção da mesma, e não esperar que ela pare porque apresentou problemas, assim como manter o controle da matéria prima utilizada no processo produtivo, para evitar parada de produção desnecessárias por falta da MP,  sistema de controle e estoque no chão de fabrica devem estar alinhados para que o setor de compras possa confiar nas informações tiradas do sistema.

O setor de qualidade deve estar fielmente presente no chão de fábrica acompanhando o processo de fabricação do produto a fim de evitar má qualidade na fabricação, a armazenagem dos produtos deve ser rastreada e etiquetada e tudo isso via sistema para facilitar a busca ou rastreio sempre que necessário, o transporte deve estar sempre alinhado com a logística e o cliente, para que a entrega e qualidade do produto estejam dentro do que o cliente espera, e ao final de todo o processo de melhoria teremos a satisfação do  nosso cliente.

INDICADORES DE DESEMPENHO

Mecanismo capaz de identificar  situação presente da empresa e compará-la com a situação planejada servindo como base de analise para os gestores, para isso são utilizados sistemas de medição de desempenho.

Conforme Gunasekaran et al. (2001)os indicadores devem ser estratégico, tático e operacional, além do uso de medidas financeiras e não financeiras. O sistema discute quatro processos da cadeia de suprimentos

  • Planejamento: discute o tempo de ciclo do pedido, buscando diminuir o tempo gasto na entrada;
  • Fornecimento: analisa a parceira entre os membros da cadeia, que apresenta como características principais a visão a longo prazo, planejamento e esforços conjuntos na solução de problemas;
  • Produção: possui maior impacto no custo do produto, na qualidade, na rapidez da entrega, na flexibilidade e na confiabilidade;
  • Entrega: ligada diretamente aos clientes, sua complexibilidade de analise e melhoria são mais difíceis de serem realizadas, mas não impossíveis através de um bom planejamento.

SUGESTÕES

Utilizar o sistema existente na empresa a favor da estruturo logística, alimentando corretamente com o estoque exato e fazendo baixas necessárias também via sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com