TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÕES VOLTADAS A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO JUNTO A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FOZ DO IGUAÇU - PR.

Pesquisas Acadêmicas: INTERVENÇÕES VOLTADAS A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO JUNTO A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FOZ DO IGUAÇU - PR.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  3.754 Palavras (16 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 16

INTERVENÇÕES VOLTADAS A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO JUNTO A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FOZ DO IGUAÇU – PR.

Wilson Ramos

Daiane Maria De Genaro Chiroli

RESUMO:

O presente estudo tem por objetivo relacionar as intervenções referentes a Educação para o Trânsito desenvolvidas junto a alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e catalogar as intervenções e os métodos voltados à Educação para o Trânsito em Escolas da rede municipal de ensino ambos na cidade de Foz do Iguaçu – Pr. A pesquisa desenvolveu-se por meio de pesquisa descritiva, de cunho quantitativo. Inicialmente foi verificado junto a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Policia Militar, Foztrans (Departamento de Trânsito de Foz do Iguaçu) e Secretaria Municipal de Educação se há intervenções a respeito de Educação para o Trânsito para alunos da rede municipal de ensino. Verificou-se que havia somente uma atividade de intervenção educacional para o trânsito, desenvolvida na escolinha de trânsito do Foztrans. A coleta de dados se deu por meio de questionário, aplicado à Coordenadora da escolinha de trânsito, a Sra. Diva Ruschel. Os dados coletados foram tabulados e analisados para apresentação. Na escolinha de trânsito do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) são ministradas aulas teóricas e praticas de trânsito, para crianças de 1ª a 5ª series, visando o aprendizado prático e teórico de segurança no trânsito. De maneira generalizada, entende-se que a educação para o trânsito deve ter foco e ação interdisciplinar e inter-institucional, pois o desrespeito às leis de trânsito é evidente, exposto na mídia e também na literatura acadêmica. A educação para o trânsito quando estimulada desde a infância pode ser uma forma de gerar futuros motoristas.

Palavras-chave: Trânsito; Segurança; Criança.

1 INTRODUÇÃO

Segundo o CTB (2008) considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Desta forma, pode-se afirmar que o trânsito é necessário para a vida humana, pois as varias atividades uq o homem realiza depende de seu deslocamento.

Mas o trânsito não proporciona apenas benefícios, ele tornou-se alvo de receio, já que os índices de acidentes e mortes no trânsito são noticiados diariamente. Muitas ações já foram desenvolvidas, bem como leis e propostas criadas para mudar este triste quadro. Acredita-se que, uma das intervenções que pode reverter este quadro, sendo compreendida como viável, é a Educação para o Trânsito em Escolas, já que o público é composto por crianças. Dessa forma, estima-se que possa ser potencializada a condição preventiva através de intervenção com tal público, já que crianças tendem a não terem formado os “vícios” de conceitos e atitudes referentes ao trânsito, além de apresentarem melhor receptividade a serem educadas.

No Art. 76 do CTB, consta que a educação para o trânsito deve ser coordenada entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados e do Distrito Federal. No Art. 24 do mesmo código, esta determinado que compete ao Município a responsabilidade do trânsito no âmbito de sua circunscrição, dentre a responsabilidades constante nesse artigo, está a responsabilidade de promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN.

Entretanto, ao se contextualizar Educação para o Trânsito com crianças na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, não se verifica uma base para se buscar dados, já que as informações e intervenções não estão compiladas ou não está claro onde se buscar tais dados.

Com o presente estudo, tem-se por objetivo relacionar as intervenções referentes a Educação para o Trânsito desenvolvidas junto a alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Foz do Iguaçu – Pr., bem como catalogar as intervenções voltadas e os métodos voltados à Educação para o Trânsito em Escolas da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu – Pr.

De posse de tais dados, pretende-se posteriormente dar continuidade a estudos que aumentem o potencial e eficácia de intervenções, podendo-se obter num futuro próximo, condutores com maior conhecimento, consciência e prudência.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 EDUCACAO PARA O TRÂNSITO

A atual situação do trânsito brasileiro é resultado de hábitos formados durantes anos, por gerações.

Os especialistas dizem que não há muita educação no trânsito hoje porque não foi dada a importância necessária à educação para o trânsito no passado, quando o Brasil passou de país agrícola para urbano e a frota brasileira de veículos iniciou sua disparada de crescimento. Agora temos que correr atrás do prejuízo, e cabe as prefeituras uma das tarefas mais importantes na educação de trânsito – definir programas de educação na escola, campanha e atividades educacionais com as comunidades, empresas e também na rua. (DENATRAN, 2004, p. 29)

Mayer (2007) ressalta em seu estudo realizado na cidade de Foz do Iguaçu-PR, que nesta cidade as estatísticas de trânsito demonstram altos índices de acidentes com ferimentos graves e também mortes, fazendo-se necessário reverter a situação, sendo viável através de informação, educação e obediência às regras, considerando-se que a Educação para o Trânsito não deve se limitar apenas em ensinar regras de circulação, devendo capacitar o indivíduo para ser responsável.

Há muita coisa a fazer para que as pessoas sejam educadas no trânsito, sendo necessário compreender que a educação não se trata de simples transmissão de informações (MINISTÉRIOS DAS CIDADES, 2005).

Uma das necessidades em tais intervenções é fazer a criança adquirir consciência e aprender a ser responsável, adotando comportamentos adequados ao trânsito, ou seja, se preparar hoje o motorista de amanhã (MAYER, 2007).

Simione (2007) entende que a educação no trânsito deve ser introduzida em todos os níveis escolares, desde a educação infantil até o ensino superior, com didática adequada em cada faixa etária, sendo esse um meio de se modificar as atitudes dos motoristas.

Ao se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com