TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERCEPÇÃO DO MEDIADOR FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, NA REDE DE ENSINO REGULAR PRIVADA.

Por:   •  6/4/2016  •  Monografia  •  12.833 Palavras (52 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 52

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

[pic 1]

A PERCEPÇÃO DO MEDIADOR FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, NA REDE DE ENSINO REGULAR PRIVADA

ROSAMARIA GUARINO FERNANDES

201020480611

RIO DE JANEIRO

ABRIL - 2015

A PERCEPÇÃO DO MEDIADOR FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, NA REDE DE ENSINO REGULAR PRIVADA

Aluna:

ROSAMARIA GUARINO FERNANDES[pic 2]

RIO DE JANEIRO

ABRIL - 2015

A PERCEPÇÃO DO MEDIADOR FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, NA REDE DE ENSINO REGULAR PRIVADA.

Por:

ROSAMARIA GUARINO FERNANDES

Professora

Orientadora Catia Walter.

________________________________

Professora

Examinadora  

_________________________________

                                                                 

                                                               

RIO DE JANEIRO

ABRIL - 2015

DEDICATÓRIA

À minha família, que sempre zelou

 pela minha educação, me apoiou e deu todo

suporte necessário, e acreditou no meu sucesso.

AGRADECIMENTOS

        Concluir essa monografia significa concluir mais uma etapa da minha vida. Significa também a abertura de novas portas, e o começo de novas etapas.

        Gostaria de agradecer primeiramente à minha família. Aos meus pais, que sempre se preocuparam com minha educação e a educação do meu irmão, investindo em nosso processo educativo desde cedo.

        À minha mãe que, com o pouco estudo e com todas as adversidades que já viveu, nos ensinou a nunca desistir dos nossos sonhos, e sempre foi muito firme em relação aos nossos estudos, nos mostrando sempre o melhor caminho.

        Ao meu irmão, por sempre me apoiar nos rumos em que decido levar minha vida. Obrigada, Jorge.

        Agradeço também aos meus amigos. Ás minhas amigas Renata e Naiani, por estarem presentes em praticamente todos os momentos felizes e tristes da minha pouca jornada na Terra. Ás minhas amigas Letícia, Rachel, Camila e Luana, pelo incentivo constante.

        Agradeço às minhas amigas a companheiras de trabalho, Letícia, Marcela, Juliana, Priscila, e outras, por caminharmos juntas nessa árdua e deliciosa profissão, professora.

        À minha amiga Nayara, que foi uma das pessoas mais importantes para minha conclusão no curso. Minha amiga de faculdade e de trabalho. Caminhamos juntas durante todo nosso processo de formação, nos ajudando e nos apoiando sempre.

        Agradeço ainda aos meus amigos de faculdade, Gabriel, Rafaela, Viviane, e tantos outros, que foram essenciais no caminhar do curso.

        Por fim, agradeço à minha professora e orientadora Cátia Walter. Seu amor pela educação inclusiva, seu amor pelo que faz, me faz querer estar sempre aprendendo mais.

        Á todos meus sinceros agradecimentos!

RESUMO

Guarino Fernandes, Rosamaria. A Percepção do Mediador Frente ao Processo de Inclusão Escolar de Alunos com Síndrome de Down e TEA na Rede Privada Regular de Ensino. Monografia (Graduação em Pedagogia) Universidade Estadual do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 2015.

O presente trabalho tem como tema principal analisar a percepção do mediador escolar acerca do processo de inclusão na rede privada regular de ensino. Tal tema foi escolhido diante interesse e necessidade em saber mais sobre essa nova função escolar que caminha atrelada à Educação Inclusiva. Assim, foram abordados diversos temas correlacionados, como o Transtorno do Espectro Autista e a Síndrome de Down. Foi realizado ainda um estudo sobre a Educação Inclusiva, sobre a Mediação Escolar e o uso da Tecnologia Assistiva. Por fim, foi realizada uma investigação e análise, com 5 mediadoras escolares, que trabalham em 3 escolas diferentes, todas da rede privada de ensino regular, situadas na cidade do Rio de Janeiro, como o objetivo de especificar diversas questões sobre a mediação, como a relação do mediador com o aluno, do mediador com a escola, do aluno com o professor regente, entre outros. O estudo conclui que ainda é preciso uma longa jornada para que o processo de inclusão saia do papel e ocorra na prática. Mostra a falta de conhecimento e/ou interesses, pela instituição de ensino e seus professores. Mostra ainda que, essa nova “profissão”, precisa sair das aspas, e tornar profissão de fato, com um curso e especificidades próprias.

Palavras-Chaves: Educação Inclusiva, Mediação Escolar, Inclusão

Conteúdo

1.        INTRODUÇÃO        

2.        EDUCAÇÃO INCLUSIVA        

2.1        Conceito da Educação Inclusiva        

2.2        História e avanços da Educação Inclusiva no Brasil        

2.3        Os desafios da Educação Inclusiva        

2.4        Mediação Escolar        

3.        TECNOLOGIA ASSISTIVA        

3.1        Conceito Tecnologia Assitiva        

3.1.1        Recursos        

3.1.2        Serviços        

3.1.3        Objetivo da Tecnologia Assistiva e suas Categorias        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.9 Kb)   pdf (624.6 Kb)   docx (605.9 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com