TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Exames: : INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PITÁGORAS - UNIDADE BETIM

CURSO: GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ALUNO: .........................................................................................................TURMA.............DATA..............

O Método Científico Ilustrado no Filme O Óleo de Lorenzo

O filme O Óleo de Lorenzo foi lançado nos EUA, em 1992, com o nome original de Lorenzo's Oil, sob a direção de George Miller. O drama, baseado em história real, apresenta no elenco Susan Saradon e Nick Nolte como os pais de um garoto com o nome de Lorenzo, que levava uma vida normal, morando na África até os cinco anos de idade.

Ao retornar aos EUA, o garoto começa a apresentar comportamento estranho em sala de aula, preocupando a professora, que chega a suspeitar de problemas domésticos com os pais de Lorenzo. O problema se agrava em sala de aula e em casa, quando o pai do garoto chega e encontra o filho com uma crise eclética. No início suspeita-se que Lorenzo possa ter sido contaminado com algum tipo de vírus africano, porém o pai de Lorenzo não acredita na hipótese e leva o garoto para fazer um diagnóstico médico. Os exames acusam anormalidades, mas os médicos não sabem explicar com precisão as causas.

Os pais de Lorenzo, muito ansiosos, insistem em obter um diagnóstico concreto. O médico, representado por Peter Ustinov, anuncia que Lorenzo está com uma doença rara conhecida como ALD - adrenoleucodistrofia - que provoca degeneração no cérebro masculino. A doença age como uma cadeia de gordura saturada que destrói a mielina - bainha adiposa que isola as fibras nervosas, impossibilitando-as de conduzir os impulsos nervosos de maneira apropriada.

Os cientistas não conheciam detalhadamente a doença, mas sabiam que, após diagnosticada, o paciente morreria em, no máximo, dois anos.

Após diagnosticar a doença de Lorenzo, em 1984, o médico não dá esperanças aos pais do garoto, que o levam para casa. Ele lhes disse que cientistas estavam tentando identificar a doença e que no momento não havia tratamento efetivo. Segundo o médico, estudos clínicos e patológicos em dezessete casos não apresentaram êxito.

Inconformado com a notícia, o pai do garoto resolve ir a uma biblioteca e fazer uma pesquisa sobre a doença, ficando desesperado com o que encontrou. A doença causa os seguintes sintomas: surdez, cegueira, degeneração do cérebro, andar instável no quarto mês, demência e morte entre o nono e o vigésimo quarto mês.

O médico, no caso Peter Ustinov, informa aos pais de Lorenzo que a ALD é uma doença genética, transmitida pela mãe, e não provoca sintomas patológicos femininos, causando distúrbios somente nos filhos do sexo masculino.

A despeito do diagnóstico, os pais se lançam para salvar o filho, enfrentando médicos, cientistas e grupos de apoio que relutam em incentivar o casal na busca de uma cura. O esforço inesgotável dos dois testa a resistência de seus laços de união, a profundidade de suas crenças e os limites da medicina convencional. Eles resolvem fazer o tratamento do filho, em sua própria residência, contratando uma enfermeira para ajudá-los.

Abaixo será apresentado um resumo do que acontece no filme, mostrando, de um lado, os pais de Lorenzo que são leigos no assunto, porém apresentam coragem, determinação e um objetivo a alcançar, ou seja: a cura do filho doente; e, do outro lado, os médicos e cientistas com o método científico.

As etapas:

Os pais de Lorenzo

1. Tomam conhecimento da doença, no início de 1984, e iniciam uma busca por informações.

2. Adotam a hipótese proposta pelos médicos.

3. A hipótese é refutada, após um breve espaço de tempo, devido à avaliação do quadro evolutivo da doença. Eles procuram informações, inclusive em artigos e bibliotecas, para compreender o mecanismo da doença.

4. Observam o quadro evolutivo da doença do filho e estudam relatos de casos semelhantes.

5. Formulam uma nova hipótese baseada na observação anterior.

6. Iniciam a experimentação de uma nova hipótese.

7. Após a análise do quadro evolutivo da doença, percebem que a hipótese formulada soluciona apenas 50% do problema. Retomam os estudos visando encontrar outra alternativa.

8. Elaboram nova hipótese.

9. Realizam experimentação que leva ao controle da doença.

10. Difundem os resultados para outros pais que enfrentam problemas semelhantes com seus filhos.

Médicos e cientistas

1. Descobrem a doença.

2. Buscam descobrir qual o mecanismo da doença.

3. Formulam uma hipótese baseada nas informações adquiridas na observação.

4. Realizam uma série de experimentos, fazendo um longo acompanhamento de forma a garantir que todas as possibilidades sejam exploradas.

5. Verificam que a hipótese era incorreta e se deparam com novas informações fornecidas da solução proposta pelos pais de Lorenzo.

6. Realizam experimentos que comprovam a eficiência do óleo.

7. Validam a hipótese, mas não difundem nem permitem a divulgação da descoberta por se tratar de um caso único, sem comprovação científica.

Nota-se no filme o casal sofrendo a influência emocional, tentando por si mesmo encontrar a cura, e por outro lado os médicos e cientistas usando o lado racional através do método científico clássico-identificação do problema; observação; formulação de hipóteses; experimentação; indução e dedução; análise e síntese –, o qual é questionado pelos pais da criança devido à demora, principalmente na etapa de experimentação, quando os médicos realizam uma série de experimentos com acompanhamento em longo prazo, como forma de garantia de exploração de todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com