TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Artigo: INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

A inserção da criança na instituição da Educação Infantil representa uma das oportunidades dela ampliar os seus conhecimentos na sua nova fase de vida, ela vivencia aprendizagens inéditas que passam a compor seu universo, que envolve uma diversidade de relações e de atitudes; maneiras alternativas de comunicação entre as pessoas; o estabelecimento de regras e de limites e um conjunto de valores culturais e morais que são transmitidos a elas.

A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

Como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula, o jogo deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

O jogo pode ser definido como “o conjunto de atividades às quais o organismo se entrega principalmente pelo prazer da própria atividade” (Kami e Devries, sd, p. 29). Este, pode se constituir como um bom recurso para o professor, pois através dele será possível ampliar a ação e o objetivo do docente que, consequentemente, interagirá melhor com os seus alunos, aproveitando as situações proporcionadas por essas atividades. Segundo Piaget (1975), através do jogo as crianças constroem o conhecimento sobre o mundo físico e social, desde o período sensório-motor até o período operatório formal.

O jogo puro e autêntico é uma das principais bases da civilização, dizia Huizinga em seu livro Humo Ludens. Sempre teve espaço garantido na educação infantil. No entanto, no espaço educativo, esta atividade pode estar ligada a outras aprendizagens além de levar a conhecer regras e saber respeitar a vez de jogar. Participar de jogos de percurso ou mesmo confeccionar tabuleiros para jogar coloca para as crianças desafios que podem ajudá-las a pensar e compreender a complexidade do sistema numérico.

.2 O JOGO

Título do jogo: Trilha dos amigos da natureza.

Objetivos: Este jogo de percurso tem como objetivo chegar ao fim de um caminho, dividido em casas, de acordo com o que for tirado no dado.

• Interpretar informações e conhecer os números e forma geométrica do dado.

• Relacionar as casas do percurso de acordo com a quantidade que sai no dado.

• Localizar o ponto de início e de término do tabuleiro.

• Estimular o cálculo, conceito de correspondência entre quantidade e número.

• Respeitar as regras e a vez de cada um jogar.

• Conscientizar para a reciclagem e preservação do meio ambiente.

Material necessário: cartolina (base), dado e uma peça plástica para cada jogador.

Tempo estimado do jogo: 4 momentos de aproximadamente 45 minutos cada.

Faixa etária: 4 a 5 anos

Número de jogadores: 2 a 4 participantes a cada rodada

Regras: Jogam de duas a quatro crianças. Cada uma escolhe um peão. Quem tirar o maior número no dado é o primeiro. As demais entram na sequência, de acordo com suas posições na mesa. Cada um joga o dado e anda com seu peão o número de casas que tirou. Vence quem chegar primeiro.

3 RESULTADOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com