TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INÍCIO DA TERCEIRIZAÇÃO

Resenha: INÍCIO DA TERCEIRIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  249 Visualizações

INÍCIO DA TERCEIRIZAÇÃO

O processo de terceirização ocorreu primeiramente nos Estados Unidos, logo após a eclosão da II Guerra Mundial, onde as indústrias bélicas concentraram-se no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades de suporte a empresas prestadoras de serviços.

A terceirização teve um maior impulso na última década, quando houve a abertura de mercado e a globalização da economia, fatores que forçaram as empresas a desenvolverem estratégias competitivas baseadas na cooperação, para alcançar maior produtividade e qualidade, visando atender às necessidades e expectativas dos clientes. Atualmente esse mecanismo é tido como uma moderna técnica de administração que, se aplicado da forma correta, gera grande eficácia para a organização.

A terceirização no Brasil foi implantada por volta de 1950, com a vinda das primeiras empresas multinacionais, especialmente as automobilísticas, que viram a necessidade de passar serviços a terceiros para agilizar sua produção. Como exemplo de uma empresa que terceiriza algumas de suas atividades está a multinacional alemã do ramo automobilistico MAHLE.

Assim como em todo o mundo, a terceirização tem se consolidado como uma tendência firme nas empresas brasileiras. Inicialmente limitava-se às atividades como manutenção de equipamentos, limpeza, segurança, transporte e alimentação.

Com o passar do tempo estendeu-se ao processo produtivo fazendo com que a terceirização além de atuar na área de serviços, também participasse na parte de produtos. Exemplo: A empresa contratante, contrata a empresa terceira, fecha um contrato com a mesma, para que ela fabrique alguns produtos da empresa que a contatou.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com