TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Just In Time

Monografias: Just In Time. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  1.386 Visualizações

Página 1 de 3

Just in time

O Just-In-Time é uma técnica de gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de estoque nos armazéns das indústrias. Tendo como ponto de partida alocar a matéria prima, na quantidade e no tempo necessário. Ele está relacionado com a produção por demanda, ou seja, a venda do produto ativa e puxa todo processo produtivo.

Desta forma, o JIT é considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O sistema característico do Just-In-Time de "puxar" a produção a partir da demanda do cliente, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido como o método kanban, nome dado aos "cartões" utilizados para autorizar ao longo do processo a produção e a movimentação de materiais.

Embora se pense que o sucesso do sistema de gestão Just-In-Time seja essencialmente uma característica cultural do povo japonês, cada vez mais empresas americanas e européias se vêem convencidas de que esta filosofia é composta de práticas que otimizam o aproveitamento de seus recursos materiais, objetivando eliminar perdas e desperdícios durante o processo produtivo.

Todo esforço investido no JIT tem como objetivo reduzir, ou mesmo eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo eliminando os custos derivados. Este conceito por sí só leva a um processo de melhoria contínua, pois exige da administração o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva.Atualmente muitas empresas adotam o JIT, tais como, montadoras (gm; ford; fiat); grandes fabricantes de alimentos (danone; nestle; unilever) etc.

A vantagem de utilizar este conceito está na agilidade e na redução de custos que ocorrem em toda cadeia produtiva. Algumas plantas já são estruturadas com células onde são alocados os fornecedores para que eles possam fornecer em pequenas quantidades e em fluxo contínuo. Toda a lógica do sistema contribui para otimizar o espaço utilizado na planta. Podemos relacionar ainda as seguintes vantagens:

⦁ Rápida conversão dos materiais;

⦁ Redução do trabalho em processo;

⦁ Redução de espaço e manuseio;

⦁ Rápida resposta aos problemas;

⦁ Redução de agendamentos e rastreamentos;

⦁ Maior responsabilidade;

⦁ Melhor qualidade;

⦁ Menos desperdícios e retrabalhos;

⦁ Melhor resposta ao mercado;

⦁ Melhoria de atitude.

A desvantagem é que este conceito não pode ser aplicado em produtos com demanda pouco previsível e com grandes oscilações. Outro ponto é que ele funciona com maior eficiência com pequenos números de fornecedores sendo necessário que os mesmos tenham estabilidade no fornecimento de materiais.

Para a implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com