TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IRACI MONTEIRO-ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO - DIDÁTICA

Dissertações: IRACI MONTEIRO-ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO - DIDÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado que é uma atividade curricular obrigatória, de treinamento profissional que visa oportunizar a complementação do ensino teórico e da prática, proporcionando uma formação motivadora, conduzindo-me a colocar em prática tudo o que foi ensinado, caracterizar e analisar toda a estrutura física e organizacional da instituição escolar, a fim de melhorarmos cada vez mais a nossa prática pedagógica e tornarmos educadores capazes de mudarmos e transformarmos o mundo a nossa volta .O estágio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica.

I- IDENTIFICACÃO

Nome do Estabelecimento: Escola Municipal Zelita Carlos de Oliveira

Diretora: Rita de Cácia Dutra Alves

Endereço: Rua Santos Batista , s/n , centro –Cachoeira do Aranã-Frei Gaspar – MG

Rede de Ensino: Público municipal

A escola Municipal Zelita Carlos de Oliveira , foi criada com a denominação de Escola Municipal Olavo Bilac, conforme Lei Municipal nº 111/77 de 29 de Setembro de 1985. Posteriormente passou a denominar-se Escola Municipal Professora Hermelinda de Bessa Ribeiro, conforme Lei Municipal nº 167/85 de Maio de 1997.

A escola passou a funcionar desde 1948, na Igreja local em dois ( dois) turnos, Matutino e Vespertino, tendo como professora : Dona Marieta Trindade Arruda e a Senhora Clemência. Posteriormente, a escola passou a exercer suas atividades em um salão existente no povoado de Cachoeira do Aranã, o qual foi destruído acidentalmente , por isso a escola foi transferida para uma casa em condições precárias onde funcionou durante muitos anos.

Em 15 de Setembro de 1969, a Lei Municipal n 44/69, autorizou o Sr. Nyase Mahmud Ganem, então Prefeito Municipal, a vender um motor gerador de energia elétrica pertencente à Prefeitura Municipal de Frei Gaspar para o pagamento de um imóvel no mesmo povoado, o qual seria destinado ao funcionamento da Escola Municipal Olavo Bilac.

A escola atendia até 1980 alunos de primeira à Terceira série do Ensino Fundamental. Em 1981, passou a atender alunos de primeira à quarta série.

A extensão de série – 5ª a 8ª série, de forma gradativa, foi autorizada através da Portaria nº 290/98 do diário oficial de 14/03/98 .

Sua denominação atual é Escola Municipal Zelita Carlos de oliveira autorizada pela Portaria nº 128/2008 e liberado pela portaria 290/90 do diário oficial de 14/03/098.

Essa escola também funcionou como pólo ou 2º endereço de 5ª à 8ª séries das escolas Municipais Estevão Monteiro (Boaventura) Almirante Barroso (Vai-quem-quer) e Lua de Papel ( Frei Gaspar) .

No ano de 2007 foi autorizada a funcionar o Ensino Médio como segundo endereço da Escola Estadual Salmen Bukzen.

Atualmente a escola funciona em dois prédios na Rua Santos Batista s/n , em Cachoeira do Aranã, Município de Frei Gaspar, atendendo do pré – escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de acolher os alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio( onde funciona como segundo endereço da Escola Municipal Salmem Bukzem).

CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A sala que descrevo nesta fase do estágio é da professora Cristiane Monteiro de Souza, ( I Período- Matutino) .

A sala possui uma decoração muito bonita por sinal é a mesma onde o I Período funciona . Essa sala, não possui brinquedos . O lazer fica por conta da imaginação e criatividade da professora , que brinca de roda , pular corda, pique , passar anel , cabra cega e músicas que trabalham com gestos (lateralidade e expressão corporal da criança . A professora expôs os combinados na sala de forma que todos se lembram que não deve infringir as regras. Na sala há alfabeto colorido fixado na parede, há também numerais, vogais, nomes dos alunos, animais, objetos e um quadro de pregas onde ficam os crachás na forma de lápis com o nome de cada um dos alunos. Também as formas geométricas expostas ao alcance das crianças para que elas possam manuseá-las.

Percebe-se também que a professora regente, gosta de trazer novidades para a sala de aula. Ela demonstra um imenso prazer em trabalhar com a turminha e está sempre se informando através de pesquisas e estudos de diversos assuntos

A professora é muito simples e trata todos com muita atenção procura receber bem os pais . Ela procura ser flexível durante a prática da professora , pois apesar de preparar suas aulas ela sempre abre um leque para abordar diversos assuntos que chamam a atenção dos alunos , seja relacionamentos, higiene, família e outros. O ambiente é alegre ,há um comunicação dos entre os alunos e professora , nota-se uma compreensão das regras existentes pelos alunos.

Em todos os momentos nota-se que a professora está muito atenta ao que as crianças fazem e falam , procura atender todos em sua individualidade, está sempre conversando e assistindo aquele aluno mais tímido e buscando levantar a auto estima dos alunos através de elogios e com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com