TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade Latino Americana

Ensaios: Identidade Latino Americana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

Identidade da América Latina

No inicio da colonização do continente Latino Americano os povos indígenas já abitavam a região, e quando os colonizadores europeus chegaram às terras Latinas e submeteram os povos indígenas a servirem de escravos e posteriormente trouxeram os negros vindos da África para servirem de escravos também.

Entretanto, com o passar do tempo, nasce o desejo de liberdade do povo que estava sendo escravizado e oprimido, que com muito luta e esforço resultou no processo de abolição dos escravos. Então, a fim de evitar a escassez da mão de obra para a execução de trabalhos no campo, os fazendeiros aderiram aos imigrantes alemãs, italianos, asiáticos e outros, que deslocaram se ao continente latino em busca de trabalho.

Com isso, toda a extensão do território da América Latina é constituída por uma grande mistura de povos, devido a forma de colonização que houve no continente Latino, o qual abriga a maior mistura de etnias, raças, crenças, costumes e cores, todas estas grandes misturas contribuíram para formar um povo com variedades culturais distintas.

Sendo assim, definir uma única identidade do povo latino americano é um desafio, pois, o que os difere são justamente as particularidades que a miscigenação cultural possibilitou. E esta junção de diversidades contribui para gerar a cultura do povo latino, e também facilita a maior adaptabilidade e também maior receptividade de estrangeiros no próprio território latino quando dos latinos em territórios estrangeiros.

Com base nos conteúdos estudados e nas características que podemos perceber no povo latino americano, acredito que definir apenas uma identidade para todo um continente é algo que será difícil de ser alcançado, pois, apesar da influência cultural contribuir para moldar um povo, cada pessoa possui uma personalidade única, definida pelo modo que percebe o mundo.

Bibliografia:

América Latina e sustentabilidade: Laércio Antônio Pilz (org.), Angélica Massuquetti, Gisele Spricigo, Marilene Maia,Vera Lúcia S. Bemvenuti.

Construção da identidade latino-americana: Heranças do passado e desafios futuros

Maria Luisa Ortiz Alvarez.

Dimensão cultural da integração na América Latina - Gustavo Beyhaut.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com