TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ditaduras latino-americanas

Artigo: Ditaduras latino-americanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Artigo  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

As ditaduras latino americanas acontecem desde a independência em relação a sua metrópole a Espanha no caso dos países de língua castelhana e o Brasil é caso único de ser ligado a coroa portuguesa,porém só veio a conhecer ditaduras após a queda da monarquia (1889),mas os países sulamericanos só vieram a ter um caráter de ditaduras mais ferrenhas e autoritárias à partir do século XX,principalmente após a segunda guerra mundial onde os Estados Unidos percebendo a grande influência do comunismo/socilaismo neste continente passou a apoiar e financiar regimes militares e golpes destes afim de garantir e manter os seus interesses econômicos e área de influência e exploração.

É bem verdade que nos anos 30/40 houve a influência do nazi/fascismo europeu nos países sulamericanos,onde o Eixo contava com a simpatia dos governos e até mesmo das populações de países como Brasil,Argentina e Uruguai ,porém com o andamento da 2ª Guerra Mundial houve uma manobra dos EUA onde o poder econômico fizesse que esses governos se voltassem contra os governos autoritários da Europa e do Japão e se aliassem aos Aliados e troca de benesses econômicas,porém,nesses paíes sulamericanos prosseguiram com suas ditaduras.

Nos anos 50 se deu o início das ditaduras onde golpe após golpe,muito países começaram a sucumbir a regimes militares de caráter autoritário,a maioria sob a égide dos EUA que temerosos de que revolucionários esquerdistas tomassem o poder em países sulamericanos,apoiavam generosamente militares sulamericanos a fim de extirpar o perigo vermelho que assombrava e espreitava o continente que sempre foi tão pobre e sofrido pelo autoritarismo.

O período mais crítico durou quase 40 anos,onde podemos dizer que iniciou-se nos anos 50 e terminou nos anos 80 quando a ditadura no Chile se acabou através de um plebiscito.

Vejamos esses exemplos:

“...1954 - Guatemala e Paraguai

A primeira intervenção direta dos Estados Unidos no continente derruba Jacobo Arbenz, presidente da Guatemala. Em 11 de julho, o chefe do Estado-Maior do Paraguai, general Alfredo Stroessner, comanda um golpe contra o presidente Federico Chávez e assume o poder. Até o fim do ano, 13 das 20 nações da América Latina são dominadas por militares

1962 - Argentina

Em fevereiro, militares argentinos depõem Arturo Frondizi, presidente desde 1958. É apenas mais um golpe na Argentina, que teve depostos todos os seus presidentes desde Perón, que assumiu em 1946, a Isabelita Perón, em 1976

1964 - Brasil

Na madrugada de 31 de março, um golpe militar derruba o presidente João Goulart. O governo não reagiu, assim como os grupos que lhe davam apoio. Em 15 de abril, o general Humberto de Alencar Castelo Branco assume a presidência

1968 - Peru

Uma junta militar liderada pelo general Juan Velasco Alvarado instala-se no poder ao depor o líder Belaunde Terry. O primeiro ato de Alvarado foi polêmico e surpreendente: ele nacionalizou a empresa International Petroleum Company, que detinha a principal concessão de exploração de óleo e que estava com impostos atrasados. O governo Velasco foi a primeira ditadura do continente a promover uma reforma agrária.

1973 - Uruguai e Chile

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com