TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilhotas De Langerhans

Casos: Ilhotas De Langerhans. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  549 Visualizações

Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnologia do Piauí-UNINOVAFAPI

Curso: Enfermagem

Disciplina: Histologia

Professora: Fernando Luiz Lima de Oliveira

Turno: Vespertino Série: 2º

ILHOTAS DE LANGERHANS

Francisco Erick Silva Costa

Teresina - PI

2014

As ilhotas de langerhans são um grupo de células localizadas no pâncreas. Estas são muito importante para o sistema endócrino do nosso corpo, pois as mesmas têm função reguladoras do metabolismo do açúcar.

As células das ilhotas de langerhans têm a capacidade de produzir insulina e glucagon, hormônios de grande importância para o organismo, e que têm grande relação ao diabetes.

A diabetes é uma síndrome causada pela falta de insulina no sangue, o que faz com que a taxa de glicose no sangue se eleve, também denominado por hiperglicemia.

As principais células das ilhotas de langerhans são as alfas e betas. As alfas produzem glucagon e despejam na corrente sanguínea, as betas produzem insulina e também despejam no sangue. Um equilíbrio desses hormônios é importante para que não ocorram patologias, como a já falada diabetes. As células betas produzem mais que as alfas. 60% de todo o hormônio produzido no pâncreas é insulina.

O descobridor das ilhotas foi o cientista alemão Paul Langerhans, daí se deu o nome às ilhotas.

REFEFÊNCIAS

Wikipédia, Ilhotas de langerhans. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhotas_de_Langerhans> Acesso em 29 de maio de 2014.

Info Escola, Ilhotas de langerhans. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sistema-endocrino/ilhotas-de-langerhans/> Acesso em 29 de maio de 2014.

Medicina Prática, Diabetes Mellitus – o que é?. Disponível em: <http://www.medicinapratica.com.br/tag/ilhotas-de-langerhans/> Acesso em 29 de maio de 2014.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com