TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilhotas Pancreaticas

Por:   •  7/3/2019  •  Seminário  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

Considerações:

Meninas, não façam os parágrafos dando "espaço" antes da primeira palavra. Existe uma tecla chamada "tab" que coloca o parágrafo no tamanho oficial.

Não apaguem o que outra pessoa fez. Caso achem que pode ser escrito de outra forma, falem antes no grupo do whatsapp.

O que eu coloquei inicialmente neste arquivo é exatamente o que estava escrito nos slides no veterano, não um texto definitivo.

ILHOTAS PANCREÁTICAS (ILHOTAS DE LANGERHANS)

INTRODUÇÃO

As ilhotas de Langerhans, foi descoberta pelo cientista alemão Paul Langerhans em 1896, dando origem ao seu nome. São corpúsculos arredondados, disseminados sem ordem entre os ácinos, localizados no pâncreas, onde estão incrustadas no tecido pancreático endócrino, fabricando grande quantidade de insulina, isto é, hormônio produzido pelo pâncreas, sendo importante por permitir que a glicose entre nas células e seja transformada em energia para o corpo.

A maioria das ilhotas medem de 100 a 200 µm de diâmetro e contém centenas de células, embora haja também agrupamentos menores de células endócrinas entremeadas entre as exócrinas do pâncreas. Assim, as ilhotas são constituidas por células poligonais ou arredondadas, dispostas em cordões, em volta das quais existe uma abundante rede de capilares sanguíneos com células endoteliais fenestradas. Envolvendo a ilhota e separando-a do tecido pancreático restante existe uma fina camada de tecido conjuntivo.  

As células das ilhotas se coram menos intensamente pelos corantes hematoxilina-eosina do que as células acinosas, resultando em um aspecto mais claro dessas estruturas quando observadas em microscopia de luz.

1 COMPOSIÇÃO ANATÔMICA

Pâncreas: Glândula anexa ao duodeno. Volumoso, alongado e profundamente situado na cavidade abdominal, atrás do estômago. Órgão de aproximadamente 15 cm, composto de duas porções. Sendo tanto exócrino (secretando suco pancreático), quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes:insulina, glucagon e somatostatina).

Localização: Se encontra no abdômen, posteriormente ao estômago e em associação próxima ao duodeno.

É dividido em três regiões.

Vascularização: O pâncreas é composto pelas artérias pancreaticoduoedenais e pelas veias pancreáticas.

2 COMPOSIÇÃO HISTOLÓGICA

As ilhotas de Langerhans são aglomerações celulares organizadas em cordões, ricamente vascularizadas, desprovidas de canais secretores e envolvidas por fibras reticulares.
        São compostas de 4 tipos de células, são elas: célula beta, alfa, delta e PP.

3 FUNÇÃO

Cada célula possui a função de secretar determinado hormônio:

Célula alfa (A) – 30% : Produzem glucagon( responsável por aumentar a concentração de glicose no sangue, quebrando moléculas de glicogênio nas células).

Possui a função de aumentar a quantidade de glicose no sangue, contrapondo-se aos efeitos da insulina. O glucagon age no organismo na conversão de determinadas moléculas, por conseqüência a isso há imediata produção e liberação de glicose pelo fígado.

Células beta (B) – 60% : Produzem insulina( responsável por diminuir a concentração de glicose no sangue por meio do armazenamento de glicose na forma de glicogênio nas células do fígado).

Células delta (D) – 8% : Produzem a somatostatina( responsável pela regulação indireta da glicose). Hormônio protéico, que age na indiretamente na regulação de glicose, inibindo a secreção da insulina e do glucagon. A somatostatina em excesso ou em falta no organismo gera deficiência da absorção de carboidratos. Esse hormônio atua de diversas formas em nosso organismo inibindo diversos hormônios de serem produzidos de mais causando transtornos em nosso dia-a-dia, veja alguns hormônios que são inibidos pela somatostatina: Hormônio do crescimento, hormônio estimulante da tireóide, hormônios gastrintestinais, insulina e glucagon. A deficiência da somatostatina em nosso organismo pode ser corrigida através de medicamentos que irá simular a produção do hormônio no organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com