TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilusão Das Teorias Raciais

Ensaios: Ilusão Das Teorias Raciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  2.257 Visualizações

Página 1 de 3

1. Sentido sociológico da frase de Antonil

“o valor positivo do mulatismo e, sobretudo, a capacidade brasileira de recuperar e trabalhar o ambíguo como dado positivo, na glorificação da mulata e do mestiço como sendo, no fundo, uma síntese perfeita do melhor que pode existir no negro, no branco e no índio.”

Na minha opinião o autor retrata, como diz o trecho acima, o lado positivo do mulato, a junção das melhores qualidades/características de ambas as “raças”, brancos e negros.

2. Teorias Racistas

• Gobineau propunha divisão de raças, pois via os brancos como superiores, então não podiam continuar em um mesmo grupo. Também acreditava que se brancos e negros como são tipos genéticos diferentes seria impossível sua reprodução, ocasionando o fim de um povo. Nota-se que ele hierarquiza as raças por meio de três fatores: intelecto, as propensões animais e as manifestações morais. Assim como, os brancos sendo a “raça superior”, os amarelos em segundo e os negros abaixo de todos.

• Buckle, Couty e Agassiz também tinham medo da mistura de raças(miscigenação), “trataram a nossa população como um todo potencialmente degenerado de híbridos incapazes de criarem alguma coisa forte ou positiva.”

• Agassiz acreditava que a miscigenação é algo que apaga as melhores características dos brancos e negros e índios, sendo deficiente de energia física e mental, no trecho escrito por ele fala que vir ao Brasil vai mostrar o porque das raças não poderem se misturar.

“Que qualquer um que duvida dos males dessa mistura de raças, e se inclina, por mal entendida filantropia, a botar abaixo todas as barreiras que as separam, venha ao Brasil.”

3. Caracterização das sociedades igualitárias ou duais (EUA)

Nas sociedades igualitárias e duais a lei de igualdade para todos funciona (princípio da isonomia jurídica) (EUA). Branco e negro, sim e não. Não existe o intermediário. Todos são iguais.

Nos EUA existe uma diferença entre as raças, além do intermediário ser tudo o que deve ser excluído em uma sociedade. Sua legislação também acompanha esse processo, refere uma exclusão dentro do país, quem é superior ou inferior.

“revela esse dualismo claro que indica sem maiores embaraços quem está dentro ou fora; quem tem direitos e quem não tem; quem é branco ou é preto!”

Uma sociedade que pretende ser igualitária, quer mostrar que todos são iguais em sua legislação, mas o que ela faz é omitir uma sociedade puramente racista.

4. Racismo nas sociedades igualitárias

“Mas aqui, conforme sabemos, há uma radical exclusão de todas as categorias intermediárias, que são absorvidas, com todos os riscos e penalidades, às duas categorias principais, em franca oposição e em aberta distinção Aqui, o mulato não está no paraíso de Antonil, mas no inferno.”

O racismo acontece mesmo havendo uma legislação contra, assume riscos, sua sociedade apenas não aceita o ser diferente. Nela o intermediário mostra tudo de negativo que as leis positivamente passavam.

5. Caracterização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com