TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagens digitais e comunicações em medicina

Resenha: Imagens digitais e comunicações em medicina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

DICOM - Digital Imaging and Communications in Medicine

DICOM, abreviação de Digital Imaging and Communications in Medicine (ou comunicação de imagens digitais em medicina), é o conjunto de normas para tratamento, armazenamento e transmissão de informação medica(Imagens Medicas) num formato eletrônico, estruturando um protocolo.

Foi criado com a finalidade de padronizar a formatação das imagens diagnósticas como tomografias, radiografías, etc. O padrão DICOM é uma série de regras que permite que imagens medicas e informações associadas sejam trocadas entre equipamentos de diagnóstico geradores de imagens, computadores e hospitais.

O padrão estabelece uma linguagem comum entre os equipamentos de marcas diferentes, que geralmente não são compativeis, e entre equipamentos de imagem e computadores, estejam estes em hospitais,clínicas ou laboratórios.

O padrão DICOM foi publicado em 1993 pelas ACR e NEMA; É adotados pelos fabricantes de equipamentos de aquisição de imagens (tomógrafias, ultra-som, ressonância, etc); Define principalmente, como uma imagem médica deve ser armazenada em mídia permanente, e como é transmitida em rede.

Serviços DICOM

É um engano comum as pessoas pensarem em DICOM como um formato de arquivo, apenas. No entanto, o arquivo é apenas um dos Serviços padronizado pelo documento. Alguns serviços são:

-Store (Armazenamento)

DICOM store é usado para enviar imagens ou outras informações, como relatórios, informações do paciente para um sistema de PACS.

-Storage Commitment (Confirmação de Armazenamento)

DICOM storage commitment é um serviço usado para confirmar que uma imagem foi armazenada permanentimente ( como em um sistema de servidores reduntantes ou um meio qualquer de backup). É como um protocolo de segurança que avisa ao usuário quando ele pode, com segurança, deletar os arquivos em sua estação de trabalho local.

-Query/Retrieve (Busca/Recuperação)

Permite a uma estação de trabalho localizar listas de imagens, por exemplo, e recupera-lás a partir do PACS em que estão armazenadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com