TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Detecção de tubos em imagens radiográficas digitais

Por:   •  13/3/2018  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Detecção de Tubos em Imagens Radiográficas Digitais

Este artigo apresenta uma metodologia para a detecção do cordão de solda em imagens radiográficas do tipo parede dupla vista dupla para tubulações petrolíferas. O principal objetivo é delimitar a área do tubo para detecção automática do cordão de solda auxiliando uma posterior detecção de defeitos em juntas soldadas.

A proposta da nova técnica segue o seguinte processo: Ajuste do contraste (transformação logarítmica que ajusta um intervalo maior de níveis de saída para destacar a área do tubo do fundo da imagem); Limiarização (converte a imagem para apenas dois níveis de cinza); Erosão (um elemento estruturante remove as linhas finas e reduz a conexão entre regiões); Identificação de regiões (um algoritmo de etiquetagem atribui um rótulo a cada região identificada como objeto na etapa anterior).

A avaliação do método proposto considerou que se o cordão de solda é mantido intacto na detecção o resultado é considerado um acerto. Se a detecção perder o cordão de solda ou parte dele o resultado é insatisfatório, ou seja, o processo não poderá detectar o cordão de solda.

O resultado alcançado foi de 99,14% no conjunto dos testes (117 imagens) em função das amplas variações de contraste, da quantidade de ruído e do posicionamento do tubo, causadas por diferentes parâmetros no momento dos testes. Houve um avanço do método quando confrontado com o proposto anteriormente (Kroetz – método parâmetro).

Em trabalhos futuros pretende-se incluir no algoritmo modificações que possam contemplar variações nas imagens de diferentes parâmetros e incluir a etapa segmentação do cordão de solda.

Palavras-chave: Detecção de tubos, imagens radiográficas, cordão de solda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com