TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagens, fotos, publicidade

Artigo: Imagens, fotos, publicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  Artigo  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

TEMA: Imagens, Fotografias, Propagandas.

A partir do seguinte destaque do texto percebe-se as características comuns entre todas as crianças do mundo, porém compreende-se que nem todas elas tem a mesma possibilidade de desfruta-las.

"Crianças gostam de brincar, aprendem por meio da atividade, têm necessidade de sentir-se amadas e acolhidas, precisam de vínculos afetivos que lhes deem segurança, estabilidade e direção na vida, criam e usam diversas formas de expressão para comunicar-se. Essas são peculiaridades presentes em todas as crianças em qualquer parte do mundo, em todas as culturas e em qualquer tempo histórico." (DIDONET.V.2007.2008)

"É preciso aprofundar que crianças são essas, o que elas têm em comum, o que partilham entre si, em várias regiões do Brasil e em outros países e o que as distingue umas das outras. É preciso romper com representações hegemônicas. Elas se distinguem umas das outras nos tempos, nos espaços, nas diversas formas de socialização, nos trabalhos, nos tipos de brincadeiras, nos gostos, nas vestimentas, enfim, nos modos de ser e estar no mundo."

Esta menina nos chamou a atenção por causa de um contraste muito forte... Ela está segurando um símbolo clássico de beleza ocidental dentro de uma das realidades mais duras do mundo.

As crianças começam boxe a partir de seis anos de idade, na Tailândia. Muay Thai, o esporte nacional da Tailândia, é um dos mais difíceis de artes marciais no mundo. Não há idade mínima para os lutadores. Duas ou três vezes por mês, eles lutam boxe por uma ninharia e eles estão empurrando-se para os seus limites físicos e mentais. Apenas um número menor se tornam ídolos ricos e populares de boxe.

Em um dos maiores lixões de lixo eletrônico do mundo em Accra, Gana. O lixo de todo o mundo está ilegalmente despejado neste lugar. Esses jovens esmagam pedras contra os monitores antigos, desmontam eletrônicos de consumo quebrados e queimam cabos para obter o cobre fora dele. Por cerca de US $ 2,50 por dia correm o risco de suas vidas. Muitos morrem de câncer dentro de seus 20 anos. O local do despejo é apelidado localmente de "Sodoma e Gomorra".

Entre as figuras apresentadas abaixo estão 2 fotos, que são: a montagem e a foto original da menina que sobreviveu a guerra do Vietnã, respectivamente. Na montagem podemos observar que ao lado da menina estão: o Mickey e o boneco do McDonald’s.

A partir da figura 1, percebemos uma critica a sociedade extremamente capitalista, representada através de duas grandes marcas: o McDonald’s e a Disney, as quais utilizam de diversas ferramentas com a finalidade de incentivar o consumo, onde o principal alvo são as crianças. Sendo que, os representantes dessas marcas de consumo estão ao lado de uma criança, a qual teve sua infância marcada pelo confronto das forças militares vietnamitas do sul e do norte.

Assim sendo, somos transferidos para dura realidade, que apresentam as desigualdades sociais, que refletem não só na vida de um grupo de crianças especifico, mas mundialmente. Pois, muitas crianças diante das diferenças sociais se sentem impotentes, pelo fato de que nem todas as pessoas têm os mesmos direitos, direitos esses considerados básicos, como: saúde, alimentação e moradia, ressaltando assim o abismo entre as classes sociais.

Com as analises realizadas, a partir das figuras acima percebemos uma relação com os temas abordados em sala de aula, principalmente o texto: Um olhar histórico e antropológico sobre a infância e a cultura, que apresenta um trecho importante para reafirmar as analises realizadas, esse trecho segue abaixo:

“Colocar as palavras infância e cultura uma ao lado da outra é convidar a refletir sobre a relação entre as crianças pequenas e o ambiente em que nascem, constituem-se como sujeitos psíquicos e formam-se cidadãs. Induz a pergunta sobre a interdependência entre o ser criança e a cultura que atua sobre esse ser e que, por sua vez, dele recebe influencia. Em síntese, é levantar novamente o confronto do universal e do particular, do global e do local, da igualdade e da diversidade.”

Esse destaque reflete em aspectos importantes apresentados nas analises, como: a influência do meio na vida das crianças, que são responsáveis na formação destas crianças e também a influência que o global tem sobre o local. Pois mesmo o local tendo sua diversidade e singularidade, ele sofre alterações do global, principalmente em relação ao consumo, que atinge as diferentes infâncias e as diversas culturas.

“[...] sempre houve várias infâncias, distintas entre si por condição social, por idade, por sexo, pelo lugar onde a criança vivia, pela cultura, pela época, pelas relações com os adultos. Mas também eram diferentes as infâncias dependendo de quem as olhava, de quem as registrava, de quem as comentava, de quem investia nela.” (MÜLLER, 2007, p. 96 )

Com base no escritor acima vejamos algumas diferenças nas infâncias :o menino estudando com o lampião tem a aparência de estar em uma condição desfavorável;o menino sentado onde pessoas passam apressadas apesar de parecer sozinho esta bem vestido.


 Embora não conheçamos a história de vida de cada menino nas fotos, podemos ver que ambos estavam alheios ao lugar que se encontravam e continuavam estudando.

Conclui-se nas duas fotos que a educação depende não só de recursos para acontecer, mas sobretudo de vontade e determinação para que aconteça.


 Os saberes das crianças são excelentes instrumentos de reflexão.

A escola precisa conhecer quem são suas crianças, seus interesses, suas realidades e suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com