TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação do NR-10 "Segurança em instalações e serviços no campo da eletricidade" na usina hidrelétrica de Itaipu

Artigo: Implementação do NR-10 "Segurança em instalações e serviços no campo da eletricidade" na usina hidrelétrica de Itaipu. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

L1. RESUMO

Tendo em vista que a eletricidade é uma das maiores vilãs quando o assunto é segurança do trabalho, o estudo em questão tem por objetivo mostrar a implantação da NR-10 “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade” na empresa usina hidrelétrica de Itaipu, e por quais motivos a mesma foi adquirida.

Este trabalho será direcionado a todos os envolvidos diretamente e indiretamente com a eletricidade; serão abordados os temas em questão aqui citados: Medidas de controle; Medidas de proteção individual; segurança em instalações elétricas desenergizadas; Segurança em instalações elétricas energizadas; Habilidades, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores; Sinalização de segurança; Situação de emergência; Responsabilidade e Zona de risco e zona controlada.

2. INTRODUÇÃO

A eletricidade é provavelmente a “sete maravilha do mundo moderno”. Sua descoberta e exploração revolucionaram os lares e as indústrias do mundo civilizado e a vida de hoje depende inteiramente desse agente físico.

O uso da eletricidade cresce rapidamente de ano para ano. No entanto, sabe-se que esta mesma eletricidade que nos trás tantos benefícios, pode ocasionar danos irreversíveis à sociedade.

A eletricidade é sem a menor sombra de dúvida uma das maiores vilãs quando o assunto é segurança no trabalho. Ela é invisível, incolor e inodora, por isso se torna ainda mais importante a adoção de medidas preventivas que visem neutralizar ou eliminar os riscos de choque elétrico nos ambientes de trabalho. Os acidentes por contato com eletricidade podem ocorrer pela atuação tanto da energia produzida pelo homem como através da natureza.

A NR-10 é uma norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade, uma revisão da Norma de 1978 – Portaria 598, oficializada no Diário Oficial – 08.12.04. Em linhas gerais, a NR-10 prega a segurança do trabalhador, ou seja, qualquer empregado não deve correr riscos de choque elétrico, de queimadura ou de qualquer outro efeito que os serviços com eletricidade possam causar. As normas regulamentadoras são de observância obrigatória para todas as empresas e o seu não cumprimento acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente;

Desde a publicação do novo texto da NR-10, por intermédio da Portaria 598/04, do Ministério do Trabalho e Emprego, aumentou de forma espetacular o interesse sobre a segurança em instalações e serviços com eletricidade.

Desta forma, tornou-se indispensável para a Usina Hidrelétrica de Itaipu, cumprir o que rege a legislação vigente. A necessidade de se implantar na empresa, a NR-10 “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”, proporcionando maior segurança aos trabalhadores, bem como evitando prejuízos para a empresa, como, por exemplo, acidentes de trabalho e penalidades.

3. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI’S

Vamos conhecer alguns equipamentos de proteção importantes que devem atender as exigências da Norma Regulamentadora NR-10. Esta Norma trata dos assuntos relacionados com a segurança dos serviços realizados na área elétrica. Equipamentos de Proteção Individual - EPI

3.1. BOTINA DE COURO, SOLADO ISOLANTE

Para proteção dos pés contra agentes agressivos e choques elétricos. Não deverá possuir componentes metálicos.

Figura 01: Botinas de couro

Fonte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com