TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implicações Éticas

Artigo: Implicações Éticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Artigo  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

IMPLICAÇÕES ÉTICAS

Tecnologia e Ambiente – Competências e competitividade

Vimos que em 1950, o biólogo Ludwing Von Bertalanffy, através da Teoria Geral dos sistemas demonstra a união de várias ciências (biologia, química, física, sociologia, etc.) em busca de um objetivo comum.

Os vários ramos do conhecimento passaram a tratar seus objetos de estudo como sistema, inclusive o ramo da administração, dando origem a Teoria dos Sistemas.

Considerando os dois tipos de sistemas existentes, ou seja, sistema aberto e sistema fechado. O mais adequado às organizações é sem dúvida o sistema aberto, onde existe o intercâmbio constante entre o ambiente interno e externo da organização. Considerando que ele influi e é influenciado o tempo todo, através das relações tanto entre os trabalhadores que se distribuem em vários setores da empresa, como também no seu exterior através da interação entre os clientes, fornecedores e concorrentes. E tudo isso também quer dizer rapidez em absorver e aplicar os novos conhecimentos e tecnologias favoráveis ao desenvolvimento de um excelente resultado, que é o objetivo de toda organização, flexibilidade para driblar situações adversas que possam vir a ocorrer durante todo processo de adaptação não só da empresa como de todos os colaboradores que deverão estar empenhados e focados em acompanhar esse ritmo, procurando se capacitar e qualificar para então estarem inseridos neste mercado de trabalho, que exige cada vez mais conhecimentos provenientes de diversas áreas das ciências.

O homem de hoje tem que ser funcional, para adaptar-se também a essa nova era de novas tecnologias e inovações, que acontecem com tanta rapidez, tornando às vezes, impossível para algumas organizações acompanharem esse ritmo tão frenético.

Temos que acompanhar diariamente o avanço da tecnologia para continuarmos falando a mesma língua com todos ao nosso redor, e com o mundo globalizado que apesar de podermos estar tão próximos de todas às informações com a rapidez e facilidade da internet, muitos ainda estão excluídos desse acesso à informática. Segundo Thompson, “a tecnologia é uma importante variável para a compreensão das ações das empresas”.

Falando um pouco da Teoria da Matemática, trouxe enorme contribuição à administração, muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas, simulando situações reais. Permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego dos recursos materiais, financeiros, humanos e, sobretudo, um formidável suporte na tomada de decisões no sentido de aperfeiçoar a execução de trabalhos e diminuir os riscos envolvidos nos planos que afetam o futuro a curto ou longo prazo.

A Teoria da Matemática inseriu na administração o uso de indicadores de desempenho. O aporte de indicadores financeiros e não financeiros – quantificados e objetivos – para medir ou avaliar o desempenho organizacional ou parte dele, foi uma das maiores contribuições dos autores matemáticos. Os indicadores mostram ao administrador suas ações que estão sendo tomadas vãs de encontro aos objetivos estabelecidos. Para os autores matemáticos os indicadores de desempenho representam os sinais vitais das organizações. Um sistema de medição pode assumir várias formas: relatórios periódicos, gráficos, sistemas de informação on-line,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com