TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Cadeia De Produção.

Artigos Científicos: Importancia Da Cadeia De Produção.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

IMPORTÂNCIA DA CADEIA DE ABASTECIMENTO

A gestão da cadeia de abastecimento, em qualquer organização, deve considerar a integração financeira, o serviço ao cliente e os processos internos da empresa. Estamos vivendo a era da otimização da cadeia de abastecimento aliada à gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management), e as empresas que não atentarem para essas iniciativas terão dificuldades para sobreviver no mercado.

O relacionamento entre as várias organizações do processo é fundamental para levar um produto competitivo ao consumidor.

Relacionamento entre as organizações

As grandes organizações procuram reduzir o tempo e o custo ao longo da cadeia de abastecimento a fim de obter uma resposta mais efetiva às necessidades do consumidor. Assim, novas medidas, diferentes das tradicionais, devem ser empregadas para atender às expectativas dos clientes.

Os processos internos e externos devem ser amplamente estudados, uma vez que cada passo do processo pode significar um custo adicional ou um atraso em potencial, representando um ponto em nenhum valor agregado é adicionado.

Uma boa administração da cadeia de abastecimento pode representar, para a organização, uma vantagem competitiva em termos de serviços, redução de custo e velocidade de resposta às necessidades do mercado.

Os canais de distribuição e os fornecedores devem ser controlados e medidas de desempenho devem ser implementadas para o sucesso do processo todo, assim como as medidas voltadas para as operações de manufatura.

No entanto, essas medidas não podem ser realizadas de forma isolada, mas integrada com os procedimentos financeiros, a gestão de clientes e os processos internos da organização.

O objetivo clássico da cadeia de abastecimento é possibilitar que os produtos certos, na quantidade certa, estejam nos pontos de venda no momento certo, considerando o menor custo possível. Existem muitos chavões, e muitas variações da expressão, relacionados ao tópico mencionado, como “estar em todos os lugares com produtos acessíveis para todos os consumidores”.

O foco da organização é a obtenção do lucro e a gestão correta da cadeia de abastecimento, que podem trazer a vantagem competitiva arduamente perseguida pelas organizações nos dias de hoje.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO

A cadeia de abastecimento deve ser vista pelas organizações como um processo integrado que permite obter vantagem competitiva no fornecimento de serviços ou produtos para clientes e consumidores, independentemente do lugar onde eles estejam.

Com a globalização, em que a concorrência aumentou devido ao maior número de ofertas de produtos, aliada à maior disponibilidade de informação, consumidores e distribuidores passaram a exigir mais na hora da compra. Fatores como preço e qualidade são questionados. Com exceção de alguns casos, o fator fidelidade à marca não tem se mantido com a mesma forca que se manteve na Era Industrial. Marcas como a do refrigerante Coca-Cola, a palha de aço Bom Bril, a lâmina de barbear Gillete não podem sobreviver baseadas apenas na tradição e na fidelidade. Precisam ser competitivas também em preço, qualidade e diferenciação. A Gillete é um exemplo categórico de inovação, deixando seus concorrentes em visível situação de desvantagem. Já a Coca-Cola, apesar de estar presente em quase todos os lugares do planeta, tem enfrentado dificuldades com a forte concorrência da Pepsi-Cola e, principalmente, de competidores locais.

A globalização como já foi mencionada, vem sendo o grande vilão de muitas empresas acostumadas a atuar sozinhas no mercado. Analisando a situação do mercado de automóveis no Brasil. Poucos anos atrás, a produção de veículos era centralizadas na Volkswagen, Ford, Fiat e General Motors. Hoje, temos as japonesas Honda e Toyota, as francesas Renault e Peugeot. A Mercedes Bens ainda que com alguma dificuldade de mercado, por sua vez, também iniciou sua produção de automóveis no Brasil. O mercado brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com