TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE QUALIDADE DENTRO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Por:   •  13/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.274 Palavras (14 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE QUALIDADE DENTRO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NO SISTEMA SAP

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar um sistema de planejamento da produção, essencial para garantir um bom desempenho das empresas, destaca-se o sistema de estoque SAP, sendo o espaço estratégico para expansões e localização adequada dos produtos. Demonstrar as funcionalidades do sistema focando em controle de entrada e saída demanda e classificação dos produtos em estoque para enfim apresentar melhorias. Na procura de melhorias para facilitar, assegurar e tornar mais confiável o controle de entrada e saída, para que as perdas sejam reduzidas e os prazos de reposições dos produtos se tornem mais confiáveis. Com o SAP é possível processar os dados em tempo real, que poderão ser acessados por inúmeros usuários simultaneamente em vários locais diferentes, facilitando o controle e o acesso aos dados. Por meio do sistema, mostraremos como gerenciar de maneira simplificada e eficaz todas as operações da sua empresa, utilizando o sistema SAP, aplicativos para processamento de dados.

Palavras-chave: Sistema SAP. Gestão de Qualidade. Dentro da Cadeia de Suprimento

Abstract

The objective is to present a production planning system, essential to ensure a good performance of companies, there is the SAP inventory system, and the strategic space for expansions and convenient location of products. Demonstrate system features focusing on entry and exit control demand and classification of products in stock to finally show improvement. In looking for improvements to facilitate, ensure and make more reliable the entry and exit control so that losses are reduced and replacements terms of products become more reliable. With SAP it can process the data in real time, which can be accessed by many users simultaneously in several different locations, facilitating control and access to data. Through the system, we will show how to manage in a simple and effective way all operations of your business, using the SAP system, applications, data processing.

Keywords: SAP system. Quality management. Within the Supply Chain

1 Introdução

O fenômeno da globalização vem sendo analisado sob as mais diferentes perspectivas, porém é consenso entre todos que as facilidades criadas pelo avanço tecnológico ocorrido no campo das comunicações e da informática foram os fatores essenciais que possibilitaram a ocorrência de um progresso tão acentuado na interação entre indivíduo e organizações em todo o mundo.

O SAP (Sistema de Gestão Empresarial) é o software de origem alemã e é mais utilizado por grandes empresas, isso se deve pela possibilidade de utilizá-lo em vários tipos de hardware e sistemas operacionais ao mesmo tempo, sendo possível configurá-lo de diversas maneiras permitindo ser utilizado em diversos seguimentos de negócios.

A análise da Cadeia de Suprimentos permite identificar potenciais oportunidades de melhorias na gestão e na tomada de decisão dos diversos elos da cadeia, através da coordenação do fluxo de produtos e informações. O processo da cadeia de suprimentos, que é abordado neste trabalho, refere-se ao processo do SAP, o qual consiste em garantir que os materiais necessários em uma organização estejam disponíveis no tempo, quantidade e especificações corretos.

Mas, desde logo, ficou evidente que não bastaria apenas usar novos recursos de informática em cima de procedimentos velhos. Seria necessário também repensar e reorganizar a empresa para os novos tempos, revisar todos os procedimentos e sua forma de conduzir os negócios, paralelamente, ir introduzindo novos sistemas de informações que permitissem atender rapidamente as novas demandas do mercado.

A metodologia baseou-se na busca bibliográfica, através de livros, artigos e internet, sobre controle de entrada, saída e classificação dos produtos utilizando o sistema SAP, através disto realizou-se destaques para conceitos que envolvem essas etapas de estocagem, além de demonstrar as vantagens e as dificuldades na utilização desse sistema.

2 Revisão da literatura

No ramo petrolífero o SAP pode ser útil com várias funções, incluindo controle financeiro, controle de estoque/armazenamento e até mesmo para monitorar a produção de algum poço usando integrações com outros sistemas. Nesse documento será dada atenção à parte de estocagem de tubos de perfuração para se mostrar a importância e a diferença que uma gestão eficaz pode oferecer e até mesmo alguns pontos que podem dificultar o trabalho (ZWICKER, 2003).

Zwicker (2003) demonstra que hoje as empresas estão enfrentando uma concorrência grande, encontrando-se com clientes cada vez mais críticos e seletivos, buscando-se por produtos não apenas pelo seu preço, e sim, pela qualidade e seu diferencial nos produtos e atendimentos, com estas possibilidades de mercado passa a ser competitiva a busca de novos clientes na fidelização pelo produto.

Segundo Silva et al. (2013) os dirigentes das empresas, pressionados pelos efeitos da globalização, passaram a dar atenção especial a criação de sistemas de informação mais completos que integrassem melhor as diversas áreas operacionais internas entre si e com seu público externo, como clientes, acionistas, fornecedores, instituições financeiras e órgãos governamentais.

 Segundo Pozo (2002, p. 61 -62), o estoque ideal é aquele que se aproxima de zero, porém sabe-se que em uma empresa, os itens não são utilizados de maneira uniforme.

3 Gestão de Estoque

A EMPETRO Consultoria é uma Empresa de Prestação de serviços que possui no seu quadro, profissionais qualificados que tem como objetivo oferecer ao cliente por meio de diagnósticos a identificação de possíveis problemas, recomendando ações para obter soluções.

Na figura 1 está representado o fluxograma de um ciclo de estocagem, esse ciclo é de grande importância para se criar um sistema mais seguro e com menos chance de erro, pois com o SAP pode-se cadastrar o tipo do material, a classe, local, variação de tamanho, local/prateleira que ele esteja localizado, além de outras informações que a empresa defina como importante.

[pic 2][pic 1]

              Figura 1: Fluxograma de Estocagem.

               Fonte: Elaborado pelos autores.

Laudon e Laudon (2001) define que o meio competitivo, em conjunto com a globalização do mercado, exige das empresas mais agilidade, buscando melhorar o desempenho e a assídua procura pela economia de recursos. Por outro lado, para Oliveira (2009), o controle de estoque tem funções de gestão que, diante a análise de padrões definidos pelo estoque, procura medir e classificar o desempenho e resultado das operações. Que é um dos fatores que pode exercer um diferencial se estiver em uma boa gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (369.9 Kb)   docx (368.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com