TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Leitura

Tese: Importancia Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

A leitura é o agente do conhecimento e da informação, é importante para a aquisição de novos conhecimentos, memorização de conteúdos, capacidade de interpretação, formação de opinião e prática da linguagem escrita. Relaciona-se com aprender, que etmologicamente vem do latim apprehendere, que significa apoderar-se, prender, dominar. Desta forma a aprendizagem significa aquisição de conhecimento ou habilidade, é um processo de integração e adaptação do ser ao ambiente em que vive o que implica em mudança de comportamento; a leitura é um processo de educação que vem de ex ducere, que quer dizer conduzir para fora, assim a leitura é um processo de transformação.

Os livros expressam o enfrentamento de seus autores com o mundo.

O ato de ler influencia o estudo e a forma de como pensar a prática, fazendo um registro das idéias observadas ou lidas, que passam a constituir desafios a serem respondidos por quem os registra, instigando as novas consultas, e consequentemente a novas leituras.

A leitura envolve não apenas consumir idéias, mas a recriá-las e complementar as existentes.

A prática da leitura deve ser incentivada desde a primeira infância. É ideal que a criança ao chegar a escola já tenha um gosto pela leitura, adquirido pelo incentivo dos pais em casa. Mas a escola e o professor exercem um papel fundamental como incentivadores dessa prática.

O professor atua como gestor e disseminador da informação, ele é quem orienta a aprendizagem visando potencializá-la. Representa o propositor à ação da aprendizagem, visando promover a consciência crítica do aluno, o que pode-se se concretizar com a leitura.

O professor deve oferecer conteúdos que se adaptem à realidade do aluno, que despertem o interesse deste, de acordo com a faixa etária.

Atualmente com advento da tecnologia da informática, surgiram os e-books, muitos com preços mais acessíveis que os livros comuns, desta forma o gosto mundial pelo uso de computadores , também se tornou aliado dos professores, uma vez que crianças, jovens e adultos estão hoje ligados durante grande parte do seu dia aos mesmos.

As relações permeadas pela leitura devem ser estabelecidas através de atividades que possam despertar o interesse e o gosto, usando textos que desafiem a imaginação, textos variados, atividades escritas que levem o aluno a refletir o conteúdo lido, incentivar a leitura de obras de arte, música, teatro...

A escola representa o ambiente onde a relação social do indivíduo se complementa, é o local onde a aprendizagem se efetiva, onde as normas e valores são questionados e muitos deles aprendidos, onde a aprendizagem tem sua interpretação compartilhada, onde se realizam as pesquisas, absorve-se o conhecimento, captam-se informações com o significado de gerar valor. A escola constitui um grupo social,onde a sua organização ,estrutura e existência dependem das atividades de seus membros.

Assim pode-se concluir que é inegável a contribuição que a leitura, que gera conhecimento, traz para a vida humana, atua como uma depositária do patrimônio de um grupo,trazendo informações e experiências transmitidas que serão não só recebidas inalteráveis ,mas reconstruídas através da capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com