TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Leitura

Exames: Importancia Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Nesse Trabalho vamos falar sobre a importância da Leitura.

A leitura assume deste modo, uma importância vital como estratégia de melhoria do processo. Ensino aprendizagem, contribuindo assim, para o desenvolvimento, nas crianças e jovens, de capacidades. A educação não é sinônima de depósito de conhecimentos. A educação compreende uma aPrendizagem ativa e cooperativa, com reflexão sobre a informação adquirida. Daí decorre a necessidade de leitura reflexiva, independentemente do suporte em que o texto é transmitido.

Para entender mais do assunto vamos aprofundar mais sobre os seguintes temas: Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança, Análise sobre a formação do leitor e do escritor, Relevância do papel do professor no processo de ensino de leitura, Reflexão sobre a importância do ensino de estratégias que favoreçam a compreensão do texto que se lê.

Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.

A oralidade, a escrita e a leitura estão presentes em nosso cotidiano de forma articulada. Uma contribui para o desenvolvimento da outra. Diante disso uma das principais tarefas da escola seria

fazer com que todos os educando tenham o conhecimento e domínio das múltiplas funções da linguagem, onde esta possui diferentes manifestações e tem por objetivo a ação da comunicação entre as pessoas.

Como é trabalhada a Oralidade: é através da construção de Histórias, teatro de fantoches, com a participação das crianças que são convidadas a recontarem e a escreverem as histórias de seus jeitos. Na outra atividade as crianças elaborem uma lista de personagens com os quais se identificam na história. O educador é muito importante no desenvolvimento da oralidade das crianças e ele que vai estimular na comunicação da mesma através do dialogo entre aluno e professor.

análise sobre a formação do leitor e do escritor.

Aprendemos a ler e a escrever vendo outra pessoa lendo ou escrevendo, tentando ou errando,por isso o papel do professor é fundamental nos conhecimentos de leitura e da escrita,o aluno ao ver o seu professor lendo de forma prazerosa encontrará motivação ecuriosidade em procurar a leitura seja no jornal,histórias,livros ou até mesmo em revistas.

Para formação do leitor e do escritor é preciso saber selecionar o gênero no qual seu texto se realizará e fazer escolhas necessárias para atender a seus objetivos e situações propostas. O escritor deseja enviar uma carta, planeja o texto em função do seu objetivo e do leitor a quem se destina, leva em consideração as caracteristicas especificas do gênero, elabora um resumo, toma notas e estuda assuntos após uma exposição oral e expressa por escrito seus sentimentos , experiências ou opiniões.

Relevância do papel do professor no processo de ensino de leitura.

O papel do professor é buscar melhoria da qualidade de ensino.

Representar a ação docente é um desafio cotidiano.

No processo de alfabetização, professor e alunos ocupam papel de destaque, Caminhando juntos na construção do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com