TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia De Brincar

Artigos Científicos: Importancia De Brincar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE ENSINO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Módulo 5 – A Importância do Brincar no Cotidiano Escolar

Atividade

Após estudo do material módulo 5 redigir um texto de no mínimo 15 linhas sobre: a importância dos jogos e brincadeiras adaptadas para alunos com deficiência visual matriculados na Rede Regular de Ensino e quais os benefícios desses materiais lúdicos proporcionam a todos os alunos para promover a inclusão.

O brincar desperta a imaginação, abrindo novas possibilidades de aprendizagem, pois, neste estágio, a criança tem liberdade de criar, imaginar e é por meio da ludicidade que a criança exterioriza seus anseios e imita o mundo dos adultos. Ao fazer de conta, ela desenvolve a imaginação, idealizando um mundo real ao criar situações.

Os jogos e as brincadeiras são estratégias metodológicas que proporcionam uma aprendizagem concreta por meio de atividades práticas.

Em consonância com Vigotsky (1987), o significado do jogo varia do ponto de vista da criança para a do adulto, pois, mesmo inserida no mundo do adulto, a criança forma seu pequeno mundo, no qual, através daquilo que cria em suas brincadeiras, estabelece suas relações. Portanto, o jogo é um fator que compõe o desenvolvimento do pensamento, pois, além de ser para a criança uma ferramenta de conhecimento do mundo, sua evolução acontece acompanhando e interagindo com o próprio desenvolvimento da inteligência.

Para Piaget (1978), o desenvolvimento da criança precisa passar pela prática lúdica e seu processo de aprendizagem deve ser harmonioso, pois tal atividade propicia a expressão do imaginário, a aquisição de regras e a apropriação do conhecimento. A brincadeira é um processo de relações entre a criança e o brinquedo e das crianças entre si e com os adultos, sendo um dos fatores determinantes para auxiliar o desenvolvimento integral da criança. O brincar no contexto educativo deve ser rico em seu universo pedagógico, se os métodos de educação formal não atingem toda a população, por que não investir nesses novos caminhos? Ao brincar, a criança conquista autoestima, autonomia e criatividade, fatores essenciais para a inclusão de alunos com deficiência.

Diante disso é de fundamental importância assegurar o acesso da criança com deficiência visual a estas situações de aprendizagem dentro do ensino infantil.

O professor da escola regular deverá aprender ensinar a criança cega a brincar, fazendo os movimentos com ela, incentivando a ajuda dos colegas, explicando o funcionamento dos jogos, respeitando o tempo que cada criança terá para compreender e executar as atividades.

As tarefas da sala devem ser adaptadas de acordo com as necessidades da criança e precisam ser explicadas e contextualizadas a fim de criar possibilidades para uma aprendizagem significativa, recorrendo sempre que necessário ao uso do concreto.

Se para qualquer criança da educação infantil essa é uma condição imprescindível, para a criança cega é vital.

Gilberto machado

Trabalho de avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com