TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do brincar

Resenha: A Importância do brincar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  Resenha  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 8

A Importância do brincar

Na antiguidade as crianças participavam de brincadeiras para se aproximar afetivamente de seus familiares. Essas brincadeiras eram vistas apenas como método de divertimento. Então houve uma necessidade de repensar sobre esses jogos, como elaborar propostas ao bem comum, a moral e a saúde e o desenvolvimento das crianças, e a partir desse novo olhar a brincadeira deixou de ser apenas atividades lúdicas, e passou a ser valorizada no campo educacional.

Froebel foi o primeiro educador a valorizar o brinquedo, ele fundamenta que as atividades lúdicas contribuem de uma forma positiva para a educação, porque é através do jogo, que ira promover a socialização e a auto-expressão que é indispensável para o desenvolvimento e criatividade da criança, sendo a melhor forma de conduzir as crianças através do método lúdico, os jogos são excelentes estímulos da imaginação, pois o brincar é uma das atividades fundamentais para desenvolver a comunicação por meio de gestos, sons e atenção e ajudam na evolução de alguns aspectos importantes: atenção, coordenação motora, memória e também aprender a interagir socialmente. De acordo com Froebel:

A educação mais eficiente é aquela que proporciona atividade, auto-expressão e participação social às crianças. A melhor forma de conduzir a criança à atividade, à auto-expressão e à socialização seria por meio dos jogos. (FROEBEL apud ALMEIDA, 2003, p.23)

Froebel acompanhou com outros pensadores o desenvolvimento das crianças na sua fase de formação, que é como uma planta que necessita de cuidados para que cresçam de maneira saudável, essas técnicas são utilizadas até hoje na Educação Infantil. As brincadeiras com as crianças é uma forma de aprender, pois, é os primeiros passos para o caminho da aprendizagem, mostra as crianças a lidar com varias situações como ganhar ou perder expressando a sua personalidade e sentimentos.

O brincar também é cultura, constitui um saber de um conjunto de praticas partilhado pelas crianças e compõe uma diversidade e uma universalidade a partir das experiências no grupo social ao qual pertencem, por isso é preciso reconhecer o brincar como um direito das crianças, isso porque o processo do brincar referencia-se naquilo que as crianças conhecem e vivenciam. Com base em suas experiências, as crianças reelaboram e reinterpretam situações de sua vida cotidiana e as referencias de seu contexto sociocultural, combinando e criando outras realidades.

O brincar na Educação é uma atividade social relevante, cujas ações e imaginações possibilitam oportunidades singulares para as crianças. Só se vive a infância na sua plenitude uma única vez na vida. Portanto as atividades que privilegiam o brincar constituem possibilidades reais para a criança desenvolver sua capacidade imaginativa, que se constitui em função interpretativa e compreensiva da realidade.

Atividades Lúdicas Educação Infantil (0 a 5 anos)

Dança das Cadeiras:

Material necessário: Cadeiras a menos que o número de pessoas e uma música animada;

Regras do jogo: Coloque uma música animada, as crianças andam dançando ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem correr e tentar sentar,quem não conseguir, sai da brincadeira.

Contribuições para o âmbito educacional: Desenvolver atenção e a coordenação motora.

Elefantinho Colorido:

Material necessário: Objeto azul, vermelho, verde, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transformam em pique.

Regras do jogo: Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e diz: “Elefantinho colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. Vale se a cor pedida estiver na roupa de alguém. Se o pegador tocar na criança antes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais.

Contribuições para o âmbito educacional: Coordenação Motora; Memorização; Exige atenção e agilidade para correr e não ser pego.

Atividades Lúdicas Ensino Fundamental (6 a 10 anos)

Amarelinha:

Material necessário: Giz e pedras;

Regras do jogo: Nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças apenas podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2 e 3 -5 e 6-8 e 9 e Céu podem e devem colocar os dois pés;

Formas de participação: Essa brincadeira não é só de meninas, a Amarelinha, também conhecida como “Pular amarelinha” brinca quantas pessoas quiser.

Uma brincadeira que estimula a criança a ter noções dos números, trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio, pois as crianças nas áreas que não existem associações de casas precisam pular em um pé só.

Fazendo Compras:

Um círculo com uma pessoa no centro. O participante que vai fazer compras dará voltas ao redor do círculo e deter-se-á em frente de um dos participantes e dirá, por exemplo: “Vou ao México, que posso comprar?” Imediatamente, contará até dez e antes que termine o concorrente a quem está falando terá que mencionar três coisas que comecem com M (como manteiga, medicamentos, meias). Se não conseguir fazer isto, então ele tomará o lugar do que vai fazer compras. Poderá mencionar qualquer lugar e as coisas compradas terão que começar com a inicial do nome do lugar. Essa brincadeira estimula o raciocínio rápido e o conhecimento prévio que a criança tem da escrita.

Atividades Lúdicas Educação Infantil (0 a 5 anos)

Quebra-Cabeça:

Material necessário: Peças de Quebra- Cabeça;

Formas de participação: Nesse tipo de quebra-cabeça, as peças devem ser combinadas de modo a formar uma estrutura pré-determinada.

Esta atividade serve para resolver um problema proposto. Nesse tipo de jogo, o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física. Os quebra-cabeças são normalmente usados como passatempo.

Corrida de um pé só:

Formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com