TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Do 5 S Para Empresas

Dissertações: Importancia Do 5 S Para Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância do 5S para as Empresas

Escrito por Edinilson Zanini

Vimos nos estudos sobre a qualidade, que as empresas precisam obter resultados positivos e acompanhar a economia mundial, aumentando a produtividade e reduzindo os gastos, através do processo sem desperdício.

A introdução do 5S, irá trazer resultados e melhorias na qualidade, construindo e otimizando uma empresa, em qualquer ramo ou porte.

O programa 5S visa informar a todos da importância da qualidade na empresa. Podemos dizer que é uma filosofia, de uma nova cultura que precisa contar com o compromisso e envolvimento de todos da equipe. Para obter melhores resultados, precisamos de um ambiente agradável e preparado para proporcionar condições para aumentar a produtividade.

Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial com o alvo de auxiliar na reestruturação do País, e na reorganização de suas indústrias, melhorando a produção devido à alta competitividade do pós-guerra, baseia-se em 5 conceitos:

1.º S - Seiri - Senso de Utilização e Descarte

Conceito: Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.

2.º S - Seiton - Senso de Arrumação e Ordenação

Conceito: Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.

3.º S - Seiso - Senso de Limpeza

Conceito: Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.

4.º S - Seiketsu - Senso de Saúde e Higiene

Conceito: Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.

5.º S - Shitsuke - Senso de Autodisciplina

Conceito: Fazer dessas atitudes, um hábito, transformando os 5S numa filosofia de vida.

Cada uma das etapas acima se complementa, tendo cada uma sua importância e valor.

Seiri - Senso de utilização e descarte

O primeiro passo para se colocar ordem no ambiente é separar o útil do inútil. O que realmente é utilizado nas tarefas diárias e aquilo que raramente ou nunca usamos.

Essa arrumação começa a dar sentido a filosofia de uma nova cultura. O que não é necessário pode e deve ser descartado, transferido para outro departamento, doado, ou simplesmente jogado fora. Ao iniciar este trabalho as pessoas percebem que a maioria dos objetos ou papeis guardados realmente são sem importância e que estavam simplesmente tumultuando o local de trabalho ou ocupando espaço que poderia servir para organizar outros materiais mais utilizados.

Seiton - Senso de Arrumação e Ordenação: Após organizar e separar o útil do inútil é necessário arrumar e ordenar todo o material. Nesta etapa é importante classificar todos os materiais conforme sua necessidade de uso, aqueles usados com maior freqüência devem ficar sempre mais acessíveis do que os utilizados raramente. É importante que todos os materiais e objetos sejam identificados, rotulados e etiquetando para que qualquer pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com