TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Administração Na Contabilidade

Ensaios: Importância Da Administração Na Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  2.186 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - DP

Coord. Auxiliar: Prof°. Mauricio Narciso

Junho/ 2013

Importância da Administração na Contabilidade

Trabalho interdisciplinar do 2° Período

de Ciências Contábeis que engloba as

disciplinas de Contabilidade e Evolução

do Pensamento Administrativo.

SÃO PAULO

2013

Sumário

1. Introdução_________________________________________________03

2. Objetivo Geral______________________________________________03

3. Administração: _____________________________________________03

3.1 Empresa: Principais aspectos_________________________________03

3.2 Conceito de Administração___________________________________04

4. Contabilidade: Elemento Vital da Empresa________________________05

4.1 Conceituando Contabilidade__________________________________ 05

5. Teoria Contábil e Ciência Administrativa__________________________06

5.1 Administrações Financeiras: interdependência entre contabilidade e administração de disponibilidades_________________________________07

5.2 Fundamentos Contábeis aliados à Teoria Administrativa____________07

6. Administração e Contabilidade: uma discussão ética________________08

7. CONCLUSÃO_______________________________________________ 09

1 – Introdução

Administração e Contabilidade são conhecimentos que, em muitos instantes em uma empresa, se confundem e se completam.

Não pode haver uma administração eficiente sem as informações obtidas pela contabilidade, bem como suas análises e previsões. Da mesma forma, a contabilidade é orientada a agir conforme as ações administrativas, produzindo fatos modificativos ou mesmo administrativas.

A contabilidade pode apontar tendências ou mesmo soluções, mas é o fato administrativo que garante a decisão mais acertada para o momento. Conhecimentos que se completam e tem a mesma importância no processo, um para o outro.

2. OBJETIVO GERAL

Compreender e demonstrar a importância da integração das Ciências da Administração e das Ciências Contábeis.

3. Administração:

3.1 Empresa: Principais aspectos

A organização empresarial tem como foco atender de forma efetiva, as necessidades de seus clientes, desta forma ela busca reunir fatores de produção (trabalho e capital), tendo em vista produzir mercadorias e serviços para atender os mesmos. Para se entender o funcionamento de uma empresa é necessário abordá-la por uma abordagem sistêmica. Semanticamente sistema é uma forma abstrata de se representar relações entre variáveis. Quando nos referimos a empresa como um sistema, salientamos a questão holística que ela agrega. Existem vários tipos de sistemas: o fechado, o aberto, o estático, o dinâmico e o homeostático. O primeiro é aquele que não interage com o ambiente externo, se molda por simples valores internos (um relógio, por exemplo). O sistema estático é aquele que não apresenta nenhuma mudança em sua estrutura, em seus eventos. O sistema dinâmico é aquele que muda sua organização com certa periodicidade e o sistema homeostático é uma mescla dos sistemas estático e dinâmico. A grande característica desse sistema é a sua capacidade de retroalimentação. O sistema aberto é aquele que interage diretamente com as variáveis do ambiente externo. O ambiente externo também interfere diretamente no ambiente interno da empresarial através de exigências e restrições dos mais diversos modos.

3.2 Conceito de Administração

Administração é “o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação organizacional a fim de alcançar objetivos globais”, também é “a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas e grupos formalmente organizados”. Não existe empresa sem administração. Sendo a empresa um conjunto de recursos, é imprescindível que haja uma gerência que coordene a utilização de tais recursos. O enredamento do sistema produtivo interno das organizações no século XX foi o grande embasamento para a tarefa principal da Administração. A tarefa da administração é, partindo dos objetivos propostos pela organização, interpretá-los e transformá-los em ações organizacionais em todos os níveis da empresa. Sendo o administrador um mediador da relação dos recursos de uma entidade empresarial (humanos, tecnológicos, financeiros, entre outros), para coordenar tais elementos ele dispõe de processos. Os processos de administração são quatro: o planejamento, a organização, a direção e o controle. O planejamento representa a base da função administrativa, pois compreende a definição dos objetivos da empresa, buscando prognosticar condições futuras das ações a serem definidas. A organização é a segunda função administrativa que partindo do planejamento prévio compreende a estrutura e organização dos meios produtivos. A direção representa a ação efetiva do planejamento e da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com