TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Estruturação De Um Plano De Contas

Casos: Importância Da Estruturação De Um Plano De Contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Importância da estruturação de um plano de Contas

Plano de Contas é o conjunto de contas criado pelo contador, para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.

Essa é a principal ferramenta de trabalho no âmbito da escrituração contábil. É criada antes do uso das contas e consiste na definição da melhor maneira de organizar os dados para facilitar o trato com as informações contábeis.

É o plano de contas que dá origem aos demais registros contábeis, um serviço de contabilidade de qualidade passa necessariamente pela elaboração de um plano de contas específico, que reflita a realidade contábil da instituição de forma clara e precisa.

Técnica tradicional da contabilidade de ordenação das contas, de forma lógica e estruturada, para melhor compreensão do conjunto patrimonial sistematização do trabalho contábil. O principal objetivo das contas é possibilitar o registro dos lançamentos contábeis de forma a criar condições ótimas de classificação e acumulação dos dados.

Cada entidade tem um plano de contas que lhe foi projetado sob medida, isto é, em perfeita harmonia com a sua espécie de atividade, grandeza patrimonial, constituição jurídica e disposições legais às quais se subordina. Isto significa que não haverá dois planos de contas exatamente iguais. Há, isto sim, uma certa tendência de padronização estrutural dos planos de contas dentro de grupos de empresas filiadas à mesma atividade - isto é, os planos de contas das entidades bancárias, por exemplo, têm semelhança estrutural, muito embora, ao serem comparados, os planos de contas de todas essas entidades, verifica-se que são diferentes entre si em muitos aspectos particulares.

Cada plano, analisado isoladamente, leva a marca da direção da empresa a que pertence; ele está identificado particularmente pelos problemas especiais da empresa e pela filosofia do trabalho por ela adotada. Assim acontece nos grupos industriais, comerciais, agropastoris, de transportes, comunicações, entidades de finalidades não lucrativas, entidades governamentais, etc.

Tendo em vista tais fatores é possível notar que grande parte das dificuldades encontradas hoje na elaboração de bons demonstrativos contábeis, surge na falta de cuidado ou despreparo da elaboração de um bom plano de contas para a empresa, fazendo com que os demonstrativos sejam confusos e muitas vezes ampliando a necessidade das Notas Explicativas, impressas em conjunto com o livro Diário.

Estruturação do plano de contas:

Na estruturação do plano de contas para um sistema contábil gerencial existem algumas condições que precisam ser observadas. São elas:

• Atendimento primeiramente das necessidades específicas de cada empresa e suas segmentações de responsabilidade e das necessidades de informação de todos os usuários das informações contábeis;

• O ponto de partida das necessidades informacionais são as informações contábeis requeridas pelo dirigente máximo da empresa, sendo o papel do contador apenas de monitoramento e aconselhamento;

• Partindo das informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com