TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Contas

Exames: Plano De Contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 13

Definir (descrever) com clareza e objetividade item a item os dados abaixo:

1. Curto e Longo Prazo para a Contabilidade, conforme Lei 6.404/76

R: Curto prazo refere-se as operações que são realizadas nos próximos 12 meses. A partir do 13º mês, deve ser considerado longo prazo.

2. Descreva fundamentando a diferença entre Contas Patrimoniais e Contas de Resultado

R:As contas patrimoniais representam os Bens, os Direitos, as Obrigações e o Patrimônio Liquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o patrimônio da empresa num Balanço Patrimonial .

As contas de resultado dividem-se em contas de despesas e contas de receita. Aparecem durante o exercício social, encerrando-se no final de tal exercício . As Despesa decorrem do consumo de Bens e da utilização de serviços ex: o material de expediente consumido. As Receitas decorrem da venda de Bens e da prestação de serviços.

3. ATIVO

R: É o conjunto de bens e direitos decorrentes de transações passadas e que tenha a potencialidade de geração de caixa.

O aspecto de geração de caixa é extremamente importante na conceituação de um ativo, pois, no momento em que se resolve iniciar uma atividade qualquer, recursos são transferidos na expectativa de que a geração de caixa seja suficiente para prover aos investidores lucros superiores àqueles que obteriam com os recursos aplicados em outra atividade. Ativo, portanto, são todos os bens e direitos de propriedade da empresa, expressos em moeda, e que representam benefícios presentes ou futuros para a mesma. Para ser considerado um ativo é preciso preencher quatro características simultaneamente: Ser bens ou direitos; Ser de propriedade da empresa; Ser mensurável em dinheiro;Trazer benefícios presentes ou futuros.

4. ATIVO CIRCULANTE

R: Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo realizável até o término do exercício seguinte.

5. Disponibilidades

R: Disponibilidades representa o dinheiro em mãos da empresa, os depósitos bancários a vista e a aplicações de imediata conversibilidade em dinheiro, diversas contas integram as disponibilidades. As aplicações de liquidez imediata, investimentos feitos pela empresa a curtíssimo prazo (uma quinzena, uma semana ou um dia) são classificadas como disponíveis.

6. Créditos ou direitos a receber a curto prazo

R: São classificados neste grupo os bens e direitos que se realizarão no exercício sócia, como ; Adiantamentos a empregados, aplicações de curto prazo, conta corrente, caixa...entre outros.

7. Investimentos Temporários

R: Os investimentos temporários representam aplicação de recursos

financeiros em títulos e valores mobiliários disponíveis no mercado, ou direitos representativos destes, tais como: títulos de crédito, ações, ouro (certificados de custódia) etc.

8. Estoques

R: Os estoques são os produtos e materiais de propriedade da empresa: produtos acabados, mercadorias para revenda, produtos em elaboração, materiais, mercadorias em transito, devem ser avaliados pelo custo de aquisição ou valor de mercado.

9. Matéria Prima

R: Abriga todas as matérias-primas, ou seja, os materiais mais importantes e essenciais que sofrem transformações no processo produtivo. Sua composição e natureza são extremamente diversificadas e depende de cada tipo de indústria. É característica dessa conta, normalmente, representar um valor significativo em relação ao total dos custos de produção.

10. Produtos em elaboração

R: Representa a totalidade das matérias-primas já requisitadas que estão em processo de transformação e todas as cargas de custos diretos e indiretos relativos a produção não concluída na data do balanço.

11.Produtos Acabados

R: Deve representar aqueles já terminados e oriundos da própria produção da empresa e disponíveis para venda, estando estocados na fabrica, ou em depósitos, ou em filiais, ou ainda com terceiros em consignação

12. Mercadorias para revenda

R: Engloba todos os produtos adquiridos de terceiros para revenda, que não sofrem nenhum processo de transformação na empresa.

13.Mercadorias para consumo

R: São bens não duráveis ou que são gastos ou consumidos no processo produtivo - depois de consumidos, representam despesas, tais como: combustíveis e lubrificantes, material de escritório, material de limpeza, etc.

14. Despesas Antecipadas ou Despesas do Exercício Seguinte

R: As despesas antecipadas são aquelas pagas ou devidas com antecedência, mas referindo-se a períodos de competência subsequentes.

15. ATIVO NÃO CIRCULANTE

R: São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos: Ativo Realizável a Longo Prazo; Investimentos; Imobilizado; Intangível

16. Realizável a Longo Prazo (explique e cite exemplos)

R: é qualquer conjunto de bens e direitos que irão realizar-se em mais do que um ano contábil, ou seja, 360 dias contados do ultimo dia do exercício social da data de publicação do balanço a que faz parte. Exemplos clássicos são os Impostos a Recuperar, os Contratos de Mútuo valor. (com os sócios). Outro exemplo que entra são os empréstimos a sócios ou diretores, pois são certos direitos a receber que, mesmo pressupondo recebimento a Curto Prazo, devem ser classificados no Realizável a Longo Prazo. E isso acontece pois a empresa não vai acionar seu diretor se este não pagar na data

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com