TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Negocioação

Exames: Importância Da Negocioação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

Importância da Negociação

Característica de um bom ouvinte

Segundo Hodgson, um bom ouvinte deve atender as seguintes qualidades: Postura atenta; não poder demonstrar inquietação e ansiedade; olhar para o transmissor o tempo todo; ocasionalmente acenar a cabeça; usar tom de voz adequado; apresentar questões pertinentes ao assunto; recapitular o que está sendo dito com suas próprias palavras.

Princípios básicos para se ouvir bem

Alguns princípios básicos são essenciais para que a comunicação aconteça e que o objetivo de transmitir uma informação seja realizado, ou seja, para ouvir bem é preciso ter consciência de que ouvir é um processo ativo, onde aquele que é ouvinte tem que participar do processo, interagindo com o transmissor.

Para desenvolver a habilidade de bem ouvir, é necessário estar atento a esses quatro níveis:

• Entender o sentido do som;

• Compreender o que ele está dizendo;

• Distinguir fatos de fantasias;

• Ouvir com compreensão imaginativa o ponto de vista do interlocutor.

• Tenha empatia, procure se colocar no lugar do outro, isso leva a uma convivência agradável e harmonizar.

• Seja assertivo, saiba expor seu ponto de vista, mas sem ser agressivo.

Comunique- se com clareza, envolva- se no assunto, adequado a linguagem as diversas situações.

O poder das palavras

As palavras tem o poder de criar imagens na mente de quem às ouve, podendo gerar no receptor reações, emoções positivas ou negativas.

A Linguagem não Verbal

Comunicação

A capacidade de se comunicar com habilidade e de forma eficaz é o fator mais importante de quem lida no seu dia-a-dia atendendo pessoas.

A maior parte dos problemas deve-se á pobreza das habilidades de comunicação. A interação interpessoal é bem ou mal sucedida, num resultado direito da capacidade de se comunicar.

A definição de comunicação não é fácil de formular. Não se trata de uma coisa e sim de um processo, composto de cinco articulações, que devem estar presentes na ordem certa que ocorra a comunicação. São elas:

 Quem?

 Diz o que?

 Para quem?

 Por que meio?

 Com que efeito?

Definindo:

Quem? Este é o comunicador. Sua capacidade de se comunicar sua reputação são os fatores que pesam para o ouvinte, no momento em que este o está ouvindo.

Diz o que? Refere-se ao conteúdo da mensagem. A comunicação deve ser atraente ás necessidades e expectativas da audiência. As pessoas lhe dão sentido apenas do que conseguem captar.

Para quem? Esta é sua audiência. A comunicação só é importante quando é visto e ouvido pelo outro quando despertar nele algum tipo de motivação. A comunicação não se completa, a não ser que o receptor esteja envolvido.

Por que meio? O meio é a mensagem. Sabemos disso por experiência própria.

Com que efeito? A verdadeira comunicação deve levar o receptor a acreditar em alguma coisa que o leve á ação. Alguma coisa precisa acontecer, ou a comunicação não se realizou. A comunicação exige ida e volta.

Existem quatros estágios de desenvolvimento:

1º: Você se sente culpado por criar possíveis bloqueios ao verificar como outras pessoas se comunicam. Não deixe essa culpa atrapalhá-lo. Você se sentia culpado por não saber andar de bicicleta. Pois continue tentando.

2º: Você se sente artificial. Todo mundo se sente assim quando começa a praticar uma nova habilidade. Lembre-se de sua primeira venda ou do primeiro discurso? Você com certeza se sentiu desajeitado e artificial, não é mesmo? Mas essa sensação logo passa.

3º: Com prática, quase todas as pessoas aprendem a desenvolver suas habilidades com rapidez. Essa atitude passará a fazer parte de sua personalidade.

4º: As novas habilidades finalmente estarão integradas ao seu perfil psicológico. Nesse ponto você será capaz de realizá-las bem, tendo apenas leve consciência de que as está colocando em prática.

Honestamente, a comunicação aberta pode ser uma das experiências mais gratificantes da vida. Lembre-se: ‘’a comunicação é ótimo negócio e o primeiro para uma liderança eficaz’’.

A importância da comunicação eficaz

• O poder da palavra

• O tom de voz

• A linguagem corporal

Como se pode ver, não é fácil transmitir uma mensagem de uma mente para a outra. Para ser eficaz você precisa compreender que a comunicação consiste em mais do que falar. A palavra representa apenas 7% da capacidade de influência entre as pessoas. Para comunicar-se bem é preciso formar ma estrutura que dê mais poder á sua comunicação.

São três componentes que têm influência na comunicação humana:

Palavra 7%

Tom de voz 38%

Linguagem corporal 55%

Portanto:

Palavra + Tom de voz + Linguagem corporal = PODER DA COMUNICAÇÃO

O Tom de Voz

O tom de voz é um fator importante que devemos desenvolver no processo de comunicação. A voz pode ser melhorada em dois aspectos:

RITMO – Mais lento – Mais rápido

TOM – Mais alto – mais baixo

Um bom orador sabe que em seu discurso deve flexionar a voz para cima e para baixo, mais devagar ou mais rápido, de acordo com a mensagem que deseja transmitir. Para adquirir esta prática vocal um bom exercício é ler um livro ou um jornal em voz alta.

A Linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com