TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Dos Materiais Didáticos Ou Manipuláveis

Exames: Importância Dos Materiais Didáticos Ou Manipuláveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 2

Reys (1971) define materiais didáticos ou manipuláveis como “ objetos ou coisas que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Podem ser objetos reais que têm aplicação no dia a dia ou podem ser objetos que são usados para representar uma ideia”.

Algumas investigações apontam que as crianças aprendem melhor se forem sujeitas a situações que lhes proporcionem interação, partilha e comunicação das suas ideias sobre a matemática. A importância dos materiais didáticos é transmitida por vários autores que indicam que os professores não podem recorrer apenas a apresentações no quadro, pois os alunos só irão desenvolver o seu conhecimento através da ajuda de vários materiais.

Alguns estudos realizados por ( suydam & Higgins 1997), concluíram que a utilização de materiais manipuláveis produz maiores rendimentos em todas as idades, e em todos os anos de escolaridade, principalmente no primeiro ciclo. Quando mais tempo estes materiais forem utilizados mais eficazes se tornam. A eficácia dos materiais manipuláveis não depende apenas da sua utilização exaustiva, pois uma confiança excessiva nestes recursos pode levar os professores a abordagens pouco enriquecedoras dos conteúdos. Assim, o tempo dedicado à exploração deverá ser o adequado, de forma a permitir aos alunos desenvolver a experimentação, a exploração e a descoberta.

Para Serrazina (1990) qualquer material deve ser usado de forma cuidadosa, uma vez que a utilização destes materiais não é garantia de uma aprendizagem significativa. O professor terá de desempenhar um papel bastante importante, no sentido em que será responsável na determinação do momento e da razão do uso de um determinado material. A autora afirma também que o mais importante não é o material em si, mas a experiência significativa que esse deve proporcionar ao aluno.

Segundo Piaget, os alunos com idades entre os 6 e 12 anos vivem um período que necessitam de lidar concretamente com objetos para assimilarem conhecimentos. Este autor ainda nos diz que a criança passa por estádios ao longo do seu desenvolvimento cognitivo. Também a construção de conceitos matemáticos é um processo longo que requer um envolvimento ativo da criança-aluno e vai progredindo do concreto para o abstrato.

Os materiais didáticos são fundamentais para ajudar a criança na passagem do concreto para o abstrato, na medida em que eles apelam a vários sentidos e são usados pelas crianças como uma espécie de suporte físico numa situação de aprendizagem.

Alguns estudos indicam que a utilização de materiais didáticos produzem maiores rendimentos, assim os alunos que utilizam estes materiais obtém melhores resultados. Assim, o professor ao aplicar o material está a contribuir para a construção do conhecimento matemático e a desempenhar um papel lúdico, mostrando aos alunos como a matemática pode ser divertida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com