TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da comunicação interpessoal nas empresas

Seminário: Importância da comunicação interpessoal nas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Seminário  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância da Comuniação Interpessoal nas Empresas

Atualmente as empresas tendem a se tornar cada vez mais globalizadas, para concorrer no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Essa globalização obriga as empresas a terem um leque de trabalhadores de culturas diferentes, logo, com hábitos, costumes e valores diversos. A comunicação interpessoal é fundamental para o progresso e desenvolvimento das empresas. É um recurso humano bastante específico, justamente por possuir emoções e formas de comportamento que variam de pessoa para pessoa.

Maria de Fátima, 13 de julho de 2011

inCompartilhar

Atualmente as empresas tendem a se tornar cada vez mais globalizadas, para concorrer no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Essa globalização obriga as empresas a terem um leque de trabalhadores de culturas diferentes, logo, com hábitos, costumes e valores diversos. Nesse momento, a comunicação, torna-se um grande desafio.

Ela é um dos fatores mais importantes para a boa convivência dos indivíduos em qualquer sociedade e como tal, também no ambiente de trabalho. É através da comunicação interpessoal que o diálogo flui entre as pessoas, partindo do pressuposto que o homem é um ser social e necessita de convivência com os seus iguais.

Sabemos que um dos maiores desafios no relacionamento humano é a comunicação com o outro e isso pode ser observado nas empresas. O homem por sua natureza é um ser egocêntrico, isto é, olha mais para si mesmo, quando de fato deveria se preocupar com quem está ao seu redor.

A comunicação interpessoal é fundamental para o progresso e desenvolvimento das empresas. É um recurso humano bastante específico, justamente por possuir emoções e formas de comportamento que variam de pessoa para pessoa. Ela assume um papel de grande relevância para o desenvolvimento racional e coerente dos processos de produção.

É o diálogo em questão. Comunicar-se é ter uma fonte inesgotável de entendimento entre duas pessoas, de tal forma que possam compartilhar aquilo que sabem e sentem. É dessa forma que podemos influenciar os outros com as nossas idéias, pensamentos, sentimentos e valores. Assim, ele se tornou quase que uma atitude ou forma de estar e ser para os profissionais de qualquer área de conhecimento e até mesmo nas diferentes formas de relacionamento social.

A nível de empresas, o fator comunicação interpessoal, tornou-se a ferramenta mais importante que cada indivíduo deverá utilizar para o alcance de seus objetivos, sejam eles a curto, médio ou a longo prazo. Independente da função que estamos exercendo no momento, é muito importante saber explorar os aspectos que tornam a nossa forma de comunicar clara e objetiva, com o intuito de transmitir confiança, quando da apresentação de nossas idéias.

Quando se trata de relacionamento entre os colegas de trabalho, convém observar sempre a forma que se utiliza a comunicação, seja ela verbal ou não-verbal. Deve-se ter o cuidado de mostrar que aquilo que falamos de igual forma seja transmitido pelos nossos gestos, postura e comportamento. Ela deve ser recíproca, à medida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com