TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância de Dupont

Tese: Importância de Dupont. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do Dupont

Objetivo desse estudo é demostrar o método mais eficiente para a mensuração da rentabilidade da empresa através da aplicação do método DuPont.

O presente estudo trata em analise pelo sistema DuPont os indicadores das empresas que migraram no ano 2005 para os níveis diferenciados de governança coporativa da Bovespa, nas quais enquadram a Duratex S.A, Lojas Renner S.A entre outros. Foi tratado o comportamento das rentabilidades sobre ativo (ROA) e sobre o patrimônio liquido (ROE), segundo a metodologia DuPunt, observando de que maneira os resultados foram formados. Os exercícios analisados foram os que compreenderam os anos 2003 até 2007, ou seja dois anos antes da adesão e dois anos depois .Sob a Ótica Du Pont os resultado foram favoráveis as empresas estudadas ; com exceção da Ultrapar Participações S.A que a parti de 2004 suas rentabilidades obtiveram queda constante, fruto de um mercado desfavorável para o ramo que atua e ainda pela realização de uma grande aquisição pela empresa no período ,trazendo consequências negativas nos resultados. Já em relação as demais empresas foi observado que após a adesão nos níveis diferenciados de governança corporativa suas rentabilidade tornam se crescentes. Por fim sugere se para pesquisa futura a analise entre empresas do mesmo setor, como também entre as empresas que fazem parte de nenhum níveis.

Introdução

A ciência contábeis possui objetivo gerar informações aos seus usuários de forma que atenda , necessidade de cada um deles .Os Stakenholders como são chamados os clientes, investidores, fornecedores , ou qualquer outro que tenha vínculo ou interesses em informações de uma entidade , devem receber tratamento diferenciado pelo profissional com intuito de gerar tais informações.

Uma maneira de ser ter uma ampla visão da situação financeira ou econômica de uma empresa através de analise de índices econômico- financeiros

Os índices contribuem para que se possa ter uma visão global de um determinado aspecto de uma empresa , sendo as vezes mais fácil á interpretação deles , ao invés de analisar com o resultado dos montantes . Pode se ter então, a ideia de que quanto mais índice melhor para empresa, porém além dos aumento do custos, a grande quantidade de índices pode trazer confusão em sua analise.

Objetivos

O objetivo dessa investigação é o analisar as variações das taxas de retorno sobre o ativo

patrimônio liquido das empresas conforme a metodologia DuPont, e ainda verificar se a adesão

das empresas nos níveis diferenciados de governança corporativo da Bovespa fez com aumentasse rentabilidades.

Sistema de Analise DuPont e DuPont Modificado

De acordo com Gitman (1997) o sistema Dupont funciona como uma técnica de busca que ajuda a localizar as áreas- chaves responsáveis pela desempenho financeiro da empresa.

Conforme Brigham e Houston (1999) a margem liquida multiplicada pelo giro do ativo é chamado de Fórmula Du Pont, e fornece a taxa de retorno sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com