TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inicialmente, o sistema DuPont

Seminário: Inicialmente, o sistema DuPont. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Seminário  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

trghhhhhhhhhhhhhhhhhO sistema de análise DuPont funciona como uma técnica de busca para localizar as áreas responsáveis pelo desempenho financeiro da empresa. Este sistema funde a demonstração do resultado e o balanço patrimonial em duas medidas-sínteses da lucratividade: as taxas de retorno sobre o ativo total e sobre o patrimônio líquido.

Inicialmente, o sistema DuPont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica a eficiência da empresa na utilização dos seus ativos para geração de vendas. Na fórmula DuPont, o produto desses dois índices resulta na taxa de retorno sobre o ativo total.

O segundo passo no sistema DuPont relaciona a taxa de retorno sobre o ativo total à taxa de retorno sobre o patrimônio líquido. Esta última é obtida multiplicando-se a taxa de retorno sobre o ativo total pelo multiplicador de alavancagem financeira, que representa o índice de endividamento geral da empresa.

O sistema DuPont tem sido, há muitos anos, usado pelos administradores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações financeiras e avaliar a situação econômica-financeira da empresa.

Segue anexo a Planilha do Sistema de Análise DuPont em formato .xls (Office Excel), proposto para download.

Curiosidade:

O modelo de Dupont da análise financeira foi feito por F. Donaldson Brown, um coordenador elétrico que juntasse o departamento do Tesouraria da companhia química gigante em 1914. Alguns anos mais tarde, Dupont comprou 23 por cento das ações de General Motors Corp. e deu a Brown a tarefa da limpeza acima das finanças tangled do fabricante do carro. Este era talvez o primeiro esforço em grande escala do reengineering nos EUA. Muito do crédito para o ascension do GM pertence mais tarde aos sistemas do planeamento e de controle de Brown, de acordo com Alfred Sloan, presidente anterior do GM. O sucesso seguindo lançou o modelo de Dupont para o prominence em todos as principais corporações dos EUA. Remanesceu o formulário dominante da análise financeira até os 1970s.

Marcadores: Finanças, Gestão

Enviar por e-mail

BlogThis!

Compartilhar no Twitter

Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Orkut

Artigos Relacionados

Termos e significados utilizados na Poupança e Fundos de Investimentos

Controle Financeiro Pessoal

O que é Fundo Fixo?

Tipos de Orçamentos

Plano Operacional

Plano de Marketing

Plano Administrativo

Desenvolvimento de Equipes

Análise de SWOT

Pesquisa de Mercado

O que é empreendedorismo? Definição e Riscos

BALANCED SCORECARD: Um Enfoque Gerencial

Cálculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com