TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Independencia financeira

Por:   •  12/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

INDEPENDÊNCIA  FINANCEIRA

A maioria das pessoas desejam obter independência financeira. Principalmente hoje em dia, onde a expectativa  de vida tem aumentado em função da tecnologia no desenvolvimento da saúde. Fato que faz com que nos preocupemos mais  com nosso futuro.

Embora exista o ditado de que dinheiro não traz felicidade, ele nos possibilita adquirir bens de consumo no geral ( casa, carro, alimentação, vestuário, lazer, educação, objetos, etc... ), que nos proporciona uma vida mais justa, tranquila, saudável  e ainda o respaldo de uma aposentadoria da vida produtiva com segurança.

Conceito de que Independência Financeira pode ser considerada o patrimônio pessoal adquirido durante um período que gerou renda suficiente para que possamos sobreviver com autonomia financeira o restante de nossa vida sem precisar trabalhar mais, ou seja, quando juntarmos um patrimônio para cem anos e vivermos noventa anos.

Todas as pessoas podem ter sua Independência Financeira. No entanto, é necessário disciplina, perseverança, e principalmente planejamento, quanto mais cedo começarmos, mais êxito teremos em alcança-lo .

De acordo com a tabela proposta, são necessários alguns procedimentos para que possamos alcançar a Independência Financeira.

O comprometimento, a disciplina e a dedicação são essenciais para que se atinja as metas estipuladas, assim como, esforços rigorosos para se manter  todas as etapas  é que irão determinar os resultados positivos e levar a aquisição de bens e benefícios  e consequentemente melhora na qualidade de vida, segurança da família e uma aposentadoria digna.

Na minha vida particular tomo algumas atitudes para atingir essa Independência Financeira.

Minha renda familiar é oriunda do salário flexível de autônomo do meu esposo e parte do salário do meu filho.

Tenho um financiamento a longo prazo da casa própria, mas que felizmente, com controle do orçamento mensal, conseguimos diminuir o  tempo para quitação do mesmo.

Também costumo comparar preços de alimentos em vários supermercados e com isso economizar  uma boa diferença nas despesas. O mesmo procedimento utilizo na hora de comprar objetos, roupas, equipamentos. Sempre faço vários orçamentos para poder negociar descontos, prazos, etc. Utilizo cartão de crédito sempre com pagamento total da fatura para evitar juros.

Estou investindo nos estudos para no futuro próximo poder voltar ao mercado de trabalho e ter mais uma renda e poder planejar novas metas. Também é importante revermos nossa postura e comportamento regularmente, já  que a sonhada Independência Financeira depende de vários fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com