TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Demograficos- Ji Parana

Exames: Indicadores Demograficos- Ji Parana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 13

1. Introdução

A Epidemiologia é um ramo da ciência da saúde que se ocupa em estudar na população a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados à saúde. Tem como objetivo principal descrever as condições de saúde, investigar os fatores determinantes e ainda avaliar o impacto das ações para modificar a situação de saúde.

Enquanto a clínica aborda apenas a doença em nível individual, a epidemiologia por outro lado aborda o processo saúde-doença em grupos de pessoas, que podem variar de tamanho, sendo de poucas pessoas até grandes populações (MENEZES, 2001).

No olhar de sua importância é imprescindível evidenciar que a epidemiologia foi fundamental no controle das doenças infecciosas e na descoberta de muitos fatores associados a diversos tipos de câncer, a cardiopatias e outras doenças crônicas (I JORNADA CIENTÍFICA E VI FIPA DO CEFET BAMBUÍ, 2008)

Segundo Menezes (2001) durante algum tempo prevaleceu a idéia de que a epidemiologia se limitava ao estudo de epidemias de doenças transmissíveis, porém atualmente é reconhecido que a epidemiologia trata de qualquer evento desde que esteja relacionado a saúde ou doença da população.

Os serviços de saúde se baseiam mais na lógica do mercado do que nas necessidades de saúde, esquecendo que a epidemiologia é uma ferramenta necessária para um bom desenvolvimento. Sendo que a epidemiologia é um saber tecnológico, pode ser investigado na aplicação como instrumento para formulação de políticas, para planificação e para avaliação em saúde (PAIM, 2003).

Seus usos variam desde a descrição das condições de saúde da população, da investigação dos fatores determinantes da doença, da avaliação da eficácia das ações realizadas para alterar a situação de saúde até a avaliação da utilização dos serviços de saúde (MENEZES, 2001).

A epidemiologia assim contribui para uma melhor visão da saúde da população, partindo do conhecimento dos fatores que a determinam e provendo subsídios para a prevenção de doenças.

Deste modo, faz-se necessário utilizar com racionalidade os conceitos e as possibilidades proporcionados pela epidemiologia, para que através de um planejamento seja possível traçar ações coerentes com base nas verdadeiras necessidades de determinado local, isso certamente contribuirá pra uma melhor solução no âmbito da saúde.

Para fazer comparações na população, é necessário que a saúde seja quantificada, para isto utiliza-se os indicadores de saúde. Estes podem mostrar o panorama da saúde populacional, vale ressaltar que apesar de se chamarem indicadores de saúde eles medem também doenças, mortes, gravidade de doenças, entre outros, pois às vezes é mais fácil mensurar doença do que saúde (MENESES 2001).

Diante disso, este estudo considerando a importância e a vasta utilização da epidemiologia, apresenta indicadores de saúde do Brasil e da cidade de Ji-Paraná localizada no estado de Rondônia, afim compará-los e realizar uma descrição dos dados mais relevantes.

2. Objetivos

O Objetivo deste estudo foi calcular os indicadores de saúde, sendo estes demográfico, socioeconômico, de mortalidade, de morbidade e fatores de risco, de recursos e de cobertura para a cidade de Ji-paraná, cidade que pertence ao estado de Rondônia, e para o Brasil, descrevê-los e compará-los ao longo do tempo.

3. Metodologia

Tratou-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa. De acordo com Silva e Menezes (2001), a pesquisa descritiva objetiva descrever as formas e características de determinado grupo populacional ou aspecto fenomênico, ou busca estabelecer relações entre variáveis. E a abordagem quantitativa considera tudo que pode ser mensurável, ou seja, traduzido em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.

Os dados foram coletados do site do DATASUS, e posteriormente através do programa Microsoft Office Excel foi construído os cálculos e gráficos.

A coleta de dados se deu através de um roteiro pré-estabelecido pela orientadora do trabalho, no qual constavam quais indicadores de saúde deveriam ser coletados e em qual portal eletrônico. A análise dos indicadores de saúde deve demonstrar a situação de saúde de um individuo ou de uma população (BRASIL, 2011).

O período de coleta e analise dos dados correspondeu ao segundo semestre de 2011.

A análise dos dados coletados se deu em torno de três eixos principalmente, sendo eles o de tempo, o da pessoa e o de lugar. A análise procurou comparar os indicadores de saúde do Brasil e do município de Ji-Paraná, principalmente nos anos 2000 e 2009.

4. Resultados e discussão.

4.1. Demográficos.

Considerando todas as faixas etárias, tanto no Brasil como em Ji-Paraná, a taxa de fecundidade específica diminuiu no ano de 2000 em relação ao ano de 2009. Observa-se que a faixa etária que tem a maior taxa de fecundidade é de 20 a 24 anos de idade seguida pela de 25 a 29 anos, exceto no Brasil no ano de 2009 onde a segunda taxa maior pertence à faixa etária de 15 a 19 anos.

Na figura 2 pode se observar um declinio na taxa de dependencia comparando o ano de 2000 ao de 2009, tanto no Brasil como em Ji-Paraná, porém o Brasil apresenta uma taxa de depencia discretamente maior que Ji-Paraná, nos dois anos analizados.

Os dados do da figura 3 mostram uma crescente quantidade de idosos em relação aos jovens da população brasileira, pois no Brasil houve um aumento de 10,6% do ano de 2000 para o ano de 2009 passando de 28,9% para 39,5% respectivamente. Ji-Paraná também acompanhou esse aumento passando de 17,0% no ano de 2000 para 25,8% no ano de 2009.

4.2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com